F-São Paulo: Apesar da competitividade, Victor CorrÁªs leva vantagem

Agora o mineiro tem duas vitórias, poles e melhores voltas, 50% de domÁ­nio após quatro etapas.

Antes totalmente equilibrada, em números de vitórias, pole-positions, melhores voltas e etapas na liderança do campeonato, todos os quesitos com três pilotos diferentes a cada uma das três rodadas, agora a Fórmula São Paulo tem um competidor que começa a desequilibrar e ter vantagem nestes aspectos. O mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Raster), após fazer um “hat trick” (largar na frente, vencer e estabelecer a volta mais rápida) na quarta etapa da temporada 2007 em Interlagos (SP), domina 50% das estatÁ­sticas e de quebra reassumiu a ponta da classificação. “Foi um final de semana perfeito, com uma boa disputa em pista, e um resultado totalmente favorável”, comenta o jovem piloto da Alpie Competições.

Até o momento, as poles-positions foram conquistadas, respectivamente, por Alisson Paulinelli (Dragão), Rafael Suzuki (Phebem) e Victor Corrêa nas duas últimas provas. Já as vitórias e melhores voltas coincidentemente foram conquistadas pelos mesmos pilotos nas etapas, começando com Victor, depois foi a vez de Paulinelli, Caio Lara (Alpie) e agora Corrêa retorna ao topo do pódio. Naturalmente, a liderança do campeonato começou com o mineiro, chegou a ser de Márcio Pasaneli (Alpie), que não venceu nenhuma corrida, passou pelas mãos de Lara e agora novamente está com o primeiro vencedor do ano.

Victor aparece com 55 pontos na tabela, mas seguido de perto por Allisson com apenas um tento a menos, e Caio com 51 pontos. Tamanha proximidade, entretanto, não condiz com a atual situação do certame, já que o mineiro de Alfenas foi o único a vencer duas etapas, uma sob forte chuva e outra, sob forte sol, enquanto os outros dois pilotos destacados têm um triunfo cada.

Mesmo com a aparente vantagem, o representante da Unifenas, Flash Power e Raster mantém os pés no chão, e está consciente do que vem pela frente. “Ainda é muito cedo para falar em favoritismo e nem penso nisso, porque tenho adversários que irão tentar dificultar ao máximo a manutenção da minha liderança”, ponderou o lÁ­der de 17 anos de idade.

Criada há cinco anos, a F-São Paulo era vista como uma alternativa de baixo custo em relação Á  Fórmula Renault. Com a ausência da categoria apoiada pela montadora francesa no cenário nacional neste ano, a competição paulista passou a ser a única categoria brasileira de monopostos em atividade no momento, e preparatória dos pilotos que desejam prosseguir para as modalidades internacionais, como a Fórmula 3.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

A quinta etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo será no dia 27 de maio, novamente do Autódromo de José Carlos Pace, em Interlagos, zona Sul da capital de São Paulo.

Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após quatro etapas:

1) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 55;
2) Allisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 54;
3) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 51;
4) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 30;
5) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 25;
6) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, 20;
7) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 19;
8) Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, 18;
9) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/Dragão Motorsport, 10;
10) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli, e Leandro Florenzo (SP), Dynamics PerÁ­cias/PropCar, 8;
12) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/Dragão Motorsport, e Paulo Meyer (SP), Interkart, 6;
14) Nilton Molina (SP), Mongeral/PropCar, 5;
15) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, 4;
16) Vinicius Mauri (SP), Fall/Prismex/Iza Plast, 2.