F-Renault Italiana: Lapenna volta a pontuar e se mantém na disputa pelo título

Correndo em casa, Jaime Alguersuari venceu a etapa deste domingo em Valência e tomou a liderança do campeonato do holandês Henki Waldschmidt.

A quarta rodada dupla da temporada de 2007 da Fórmula Renault Italiana, disputada neste fim de semana no Autódromo de Valência, na Espanha, provocou uma verdadeira reviravolta no campeonato, que desde o início do ano vinha sendo dominado pelo holandês Henki Waldschmidt.

Os problemas enfrentados pelo então primeiro colocado nas duas corridas do fim de semana, e os bons resultados conquistados por seus adversários na fase internacional da categoria – que terminou neste domingo após uma passagem pela Bélgica, há três semanas –, fizeram com que Waldschmidt despencasse da primeira para a quinta posição na tabela de classificação, e embolaram a disputa pelo título.

O piloto brasileiro Felipe Lapenna, que faz neste ano sua estréia no automobilismo internacional depois de sagrar-se Campeão Brasileiro de Fórmula Renault e recordista de vitórias na categoria, voltou a marcar pontos neste fim de semana e se manteve na disputa pelo título. Com 112 pontos, ele ocupa a sétima posição no campeonato. Waldschmidt tem 130 e o novo líder, Jaime Alguersuari, soma 160.

“Foi um fim de semana positivo para mim”, falou Lapenna. “Tínhamos pouco conhecimento dessa pista e por isso acredito que o sétimo lugar conquistado neste domingo foi um bom resultado, especialmente porque tivemos um grid de 38 carros. Estou conseguindo manter certa constância ao longo do ano e, restando seis provas para o encerramento do campeonato, a disputa pelo título ainda está aberta”, opinou Lapenna.

O inferno astral de Henki Waldschmidt começou com um acidente na corrida de sábado com o piloto de Montecarlo Stefano Coletti na disputa pela quinta posição. Na etapa de domingo, o holandês liderava quando recebeu uma punição por ter passado pelos boxes em uma velocidade acima do permitido durante as voltas que antecedem o alinhamento definitivo no grid. O drive-through fez com que ele caísse da primeira para a 18ª posição.

“A primeira metade do campeonato está cumprida e teremos, ainda, mais seis corridas pela frente até que seja conhecido o novo campeão”, lembrou Lapenna, referindo-se às rodadas duplas de Misano, Mugello e Monza, todas na Itália. “A partir de agora, os pontos conquistados não só pela posição de chegada nas corridas, mas também pelas pole positions e melhores voltas ganham ainda mais importância”, declarou o piloto.

Os dez primeiros colocados na oitava etapa da Fórmula Renault Italiana foram:

1) Jaime Alguersuari, 19 voltas em 30min12s536
2) Fabio Leimer, a 9s5
3) Mika Maki, a 10s2
4) Daniel Ricciardo, a 10s4
5) Roberto Merhi, a 13s8
6) Daniel Mancinelli, a 14s3
7) Felipe Lapenna, a 16s7
8) Stefano Coletti, a 17s6
9) Brendon Hartley, a 19s7
10) Oliver Turvey, a 20s2

Após oito corridas, os dez melhores no campeonato são:

1) Jaime Alguersuari, 160
2) Mika Maki, 152
3) Roberto Merhi, 140
4) Brendon Hartley, 132
5) Henki Waldschmidt, 130
6) Martin Plowman e Daniel Ricciardo, 120
8) Felipe Lapenna, 112
9) Mihai Marinescu, 108
10) Fabio Leimer, 107
11) Andrea Caldarelli e Oliver Turvey, 80
13) Daniel Zampieri, 50
14) Aleix Alcaraz, 49
15) César Ramos e Daniel Mancinelli, 48

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *