F-São Paulo: Aboissa começa o ano com vitória em Interlagos

Pilotando o carro campeão do ano passado, piloto paulista liderou de ponta a ponta a rodada de abertura da categoria. Disputa entre os seis primeiros colocados durou praticamente toda a corrida.

A etapa de abertura da Fórmula São Paulo 2008, disputada neste domingo (15) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi vencida pelo paulista Michel Aboissa, da Iaconeli Racing. Pilotando o carro que foi campeão no ano passado com o carioca Henrique Lambert, Aboissa largou na pole position e liderou todas as 18 voltas da rodada, apesar da intensa disputa com Leandro Florenzo (Alpie Competições) pela primeira posição.

Na metade da prova, os dois chegaram a se tocar no contorno da Curva do Laranjinha, um incidente que acabou tirando de Florenzo a chance de vitória. “Foi uma corrida apertada por eu não saber exatamente o limite do carro com a pista molhada, e não foi fácil segurar o Florenzo. Acabamos nos tocando, mas foi um incidente de corrida que, felizmente, não impediu nenhum de nós de cruzar a linha de chegada”, disse o vencedor, que fez apenas cinco corridas na categoria no ano passado.

Florenzo caiu para o sexto lugar, mas nas voltas finais conseguiu não só recuperar todas as quatro posições perdidas, como também voltou a ameaçar a liderança de Aboissa. “Meu carro estava ótimo, achamos um bom acerto para a pista molhada. No toque com o Michel coloquei por dentro e acabei pegando um pouco de borracha e escorregando um pouco. Como ele também não aliviou, acabamos nos enroscando, mas felizmente pude voltar. Se a corrida tivesse mais uma volta, acredito que dava para ter vencido”, comentou o segundo colocado.

Em constante renovação por ser a primeira categoria de base do automobilismo brasileiro – e a única competição de monopostos totalmente nacional confirmada para a temporada de 2008 –, a Fórmula São Paulo teve dois novatos no pódio. Bruno Andrade, companheiro de Florenzo na Alpie Competições, fechou a prova em terceiro e Vinícius Serafim, com um carro da Phebem Fórmula, chegou em sexto.

“Tinha feito apenas uma corrida na categoria no final do ano passado, e por isso correr hoje na chuva foi complicado para mim”
, disse Andrade. “Mas quando vi a briga do Amorin Jr. com o Arthur (Gaggini) imaginei que poderia me aproveitar disso. E foi o que aconteceu. Consegui ganhar duas posições e pude começar o ano com um ótimo resultado”, declarou.

Serafim, que até quarta-feira desta semana nunca tinha pilotado um Fórmula São Paulo, fechou a rodada em sexto e também levou seu primeiro troféu para casa. “A sensação de pilotar um monoposto de verdade é inexplicável. Tive muita dificuldade para controlar o carro na segunda parte da prova, porque ainda não tinha guiado com a pista secando. Ao longo da semana, fiz treinos ou com o asfalto seco, ou com a pista totalmente molhada”, narrou o estreante.

A próxima etapa da Fórmula São Paulo será realizada no dia 15 de março, novamente em Interlagos.

Os seis primeiros colocados na corrida deste domingo são:
1) Michel Aboissa, 18 voltas em 36min34s521
2) Leandro Florenzo, a 1s147
3) Bruno Andrade, a 20s919
4) José Amorin Jr., a 25s657
5) Artur Gaggini, a 44s683
6) Vinícius Serafim, a 1min11s565

Após a primeira etapa, os seis primeiros no campeonato são:
1) Michel Aboissa, 20 pontos
2) Leandro Florenzo, 15
3) Bruno Andrade, 12
4) José Amorin Jr., 10
5) Artur Gaggini, a 8
6) Vinícius Serafim, 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *