O bicampeão mundial Fernando Alonso tomou a pole position de seu companheiro de McLaren, Lewis Hamilton, neste sábado, e ficou com o primeiro lugar no grid de largada para o GP da Hungria de Fórmula 1.
Hamilton, que lidera o campeonato com uma vantagem de dois pontos para o espanhol e com sete corridas restantes, completa a primeira fila dominada pelos pilotos da McLaren, num circuito onde as ultrapassagens são consideradas extremamente difÁceis.
O estreante britânico de 22 anos era o mais rápido do treino até que Alonso o superou em 0,107 segundo, fazendo sua volta mais rápida nos momentos finais da sessão classificatória depois de bloquear seu rival no pit lane por um tempo suficiente para deixá-lo sem chance de dar uma resposta.
Imagens de TV sugeriram que Alonso ficou de olho em seu fisioterapeuta Á espera de um sinal, com o homem contando os segundos até que Ron Dennis, chefe da equipe, chamasse sua atenção.
Hamilton, que disse que diminui sua velocidade para garantir que não ficaria preso no box, teve de ficar esperando atrás do carro de Alonso com os segundos passando e o espanhol sem se mexer em sua frente.
A espera fez com que o britânico não tivesse tempo suficiente para voltar Á pista e dar sua última volta rápida antes que a bandeira quadriculada indicasse o final da sessão.
Alonso, que foi questionado a respeito do incidente posteriormente, disse que recebeu ordem da equipe para esperar, mas afirmou que não foi falado o motivo da espera.
“Você pode perguntar para o time, porque eu sempre estou monitorando as paradas pelo rádio. Eles fazem os cálculos, eles acham os erros e eu apenas dirijo o carro”, declarou. “Eu sempre estou pronto para seguir, tão logo eles colocam os pneus do carro no chão.”
Hamilton, cuja relação com Alonso tem sido muito delicada desde que começou a bater o campeão de 26 anos, foi claro a respeito do quanto a demora custou para ele.
“Obviamente que fui informado que Fernando estava fazendo sua parada, eu então diminuÁ para não ficar na fila. Foi isso o que fiz, diminuÁ a velocidade na última curva e ao entrar no pit lane”, afirmou.
“Mas por alguma razão ele ainda estava parado lá.”
Perguntado quanto tempo precisaria para cruzar a linha de largada/chegada antes do final da sessão, ele respondeu: “O mesmo tempo em que fiquei parado no pitstop.”
“Eu realmente não entendo porque fiquei preso, parado atrás dele. Então, eu acho que vocês deveriam perguntar ao time e eu, definitivamente, vou fazer isso quando voltar e tivermos a reunião”, disse o britânico.
“Isso, definitivamente, precisa de uma boa explicação.”
“Não estou com raiva. Estou curioso para saber o que aconteceu, eu achei tudo isso bem interessante e divertido”, acrescentou ele. “Mas o bom é que estamos com bom ritmo e fizemos um ótimo trabalho.”
O alemão Nick Heidfeld ficou em terceiro e é uma ameaça adicional a Hamilton, já que sua BMW Sauber vai largar no lado limpo da pista bem atrás de Alonso.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, vencedor do GP da Hungria em 2005, classificou-se em quarto.
“A parte de dentro é a parte suja do grid, provavelmente é melhor ser o primeiro ou terceiro”, disse Hamilton. “Então, sim, eles devem ter uma vantagem largando desse lado.”
“Mas eu tentarei limpar essa área e fazer o melhor trabalho que eu puder. É um longo caminho até a primeira curva e veremos o que acontece na primeira curva.”
O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, terceiro no campeonato com 11 pontos atrás de Hamilton, largará na 14 posição depois de ter tido problemas na segunda etapa do treino.
O britânico Jenson Button, que conquistou uma emocionante primeira vitória na F1 na Hungria no ano passado, após largar em 14 numa corrida marcada pela chuva, classificou a Honda num decepcionante 17 lugar para a prova de domingo.
Veja abaixo as posições da largada de domingo:
Pos | No | Piloto | Equipe | Q1 | Q2 | Q3 | Vts |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Fernando Alonso | McLaren-Mercedes | 1:20.425 | 1:19.661 | 1:19.674 | 17 |
2 | 2 | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1:19.570 | 1:19.301 | 1:19.781 | 17 |
3 | 9 | Nick Heidfeld | BMW | 1:20.751 | 1:20.322 | 1:20.259 | 22 |
4 | 6 | Kimi RÁ¤ikkÁ¶nen | Ferrari | 1:20.435 | 1:20.107 | 1:20.410 | 19 |
5 | 16 | Nico Rosberg | Williams-Toyota | 1:20.547 | 1:20.188 | 1:20.632 | 22 |
6 | 11 | Ralf Schumacher | Toyota | 1:20.449 | 1:20.455 | 1:20.714 | 24 |
7 | 10 | Robert Kubica | BMW | 1:20.366 | 1:20.703 | 1:20.876 | 23 |
8 | 3 | Giancarlo Fisichella | Renault | 1:21.645 | 1:20.590 | 1:21.079 | 25 |
9 | 12 | Jarno Trulli | Toyota | 1:20.481 | 1:19.951 | 1:21.206 | 20 |
10 | 15 | Mark Webber | Red Bull-Renault | 1:20.794 | 1:20.439 | 1:21.256 | 22 |
11 | 14 | David Coulthard | Red Bull-Renault | 1:21.291 | 1:20.718 | 12 | |
12 | 4 | Heikki Kovalainen | Renault | 1:20.285 | 1:20.779 | 12 | |
13 | 17 | Alexander Wurz | Williams-Toyota | 1:21.243 | 1:20.865 | 18 | |
14 | 5 | Felipe Massa | Ferrari | 1:20.408 | 1:21.021 | 9 | |
15 | 23 | Anthony Davidson | Super Aguri-Honda | 1:21.018 | 1:21.127 | 12 | |
16 | 18 | Vitantonio Liuzzi | STR-Ferrari | 1:21.730 | 1:21.993 | 16 | |
17 | 7 | Jenson Button | Honda | 1:21.737 | 6 | ||
18 | 8 | Rubens Barrichello | Honda | 1:21.877 | 6 | ||
19 | 22 | Takuma Sato | Super Aguri-Honda | 1:22.143 | 6 | ||
20 | 19 | Sebastian Vettel | STR-Ferrari | 1:22.177 | 7 | ||
21 | 20 | Adrian Sutil | Spyker-Ferrari | 1:22.737 | 9 | ||
22 | 21 | Sakon Yamamoto | Spyker-Ferrari | 1:23.774 | 7 |
Fonte: Reuters