F1: Argentino tem pré-contrato com USF1 e deve recolocar paÁ­s no grid

PaÁ­s que contou com um pentacampeão mundial e mais outros 24 pilotos na história da Fórmula 1, a Argentina está muito próxima de voltar ao grid da Fórmula 1. Neste sábado, José MarÁ­a López revelou ter assinado um pré-contrato com a USF1 e estará garantido na equipe caso confirme a obtenção dos patrocinadores necessários.

Segundo informa a publicação argentina Corsa, para o acordo ao qual López chegou ter validade ele precisa viabilizar um pacote de 8 milhões de dólares (R$ 13,8 mi) oferecido aos norte-americanos. “Sendo especifico, neste momento nos falta conseguir 20% desse valor”, confidenciou o pai do piloto ao site do diário financeiro Ámbito.

Ao que tudo indica, portanto, López será o 26º automobilista argentino na história da Fórmula 1 e o primeiro desde Gastón Mazzacane, que competiu no inÁ­cio da temporada 2001 pela Prost. Entre os representantes do paÁ­s, aquele de mais sucesso foi Juan Manuel Fangio, segundo maior campeão da história da categoria com cinco tÁ­tulos. Além dele, Carlos Reutemann e José Froilán González também já ganharam grandes prêmios.

Aos 26 anos, López foi campeão da Fórmula Renault em 2002 e por isso chegou a testar para a escuderia na Fórmula 1 em 2005 e 2006. Nesses dois anos, competiu também na GP2 e terminou seu melhor campeonato na nona colocação. Desde então, voltou ao automobilismo da Argentina, sagrando-se campeão nacional de turismo, mas jamais abandonou o sonho de integrar a elite mundial.

Nesta semana, o piloto esteve até na fábrica da USF1 em Charlotte e se mostrou muito otimista quanto Á  possibilidade de assegurar a vaga de acordo com o que foi publicado em seu site oficial. “VÁ­nhamos lidando com isso por telefone e, dado o progresso, fomos conversar pessoalmente com Peter Windsor e Ken Anderson”, explicou, citando os chefes do time estreante. “ConstruÁ­mos um acordo verbal que ficará completo na semana que vem”.

Aumentando as especulações, o próprio Windsor confirmou estar muito perto de contratar López. “Até que assinemos o contrato não podemos revelar detalhes sobre as negociações. Posso dizer que tenho um profundo respeito por José Maria. Ele seria um ótimo piloto porque traz conhecimento e quilometragem em um carro de Fórmula 1”, comentou.

Antes de praticamente fechar com o argentino, a USF1 especulava ter como novato o norte-americano Jonathan Summerton, que participou da Indy Lights e da F-Atlantic nesta temporada. A escuderia ainda pretende anunciar a chegada de um piloto experiente como o espanhol Pedro de la Rosa ou o canadense Jacques Villeneuve.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net