F1: Charles Leclerc conquista a pole para o GP da Áustria

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) conquistou neste sábado (29/06) a pole-posiition para o GP da Áustria, no Red Bull Ring, nona etapa da temporada. Foi a segunda pole de Leclerc no ano e na temporada. Na Q3 o monegasco fez o tempo de 1m03s003.

O holandês Max Verstappen (Red Bull) completa a primeira fila. O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o britânico Land Norris (McLaren) dividem a segunda fila.

Lider o campeonato, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) marcou o segundo tempo. Mas foi punido com a perda de três posições, por atrapalhar o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa-Romeo) no treino, e caiu para quinto. Seguido justamente por Raikkonen.

O italiano Antonio Giovinazzi (Alfa-Romeo) e o francês Pierre Gasly (Red Bull), formam a quarta fila. Sem marcar tempo no Q3, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), abre a quinta fila, seguido pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Hass), punido com cinco posições, por trocar o câmbio.

Grid:

1. C.LECLERC Ferrari 1’03”003
2. M.VERSTAPPEN Red Bull Honda 1’03”439
3. V.BOTTAS Mercedes 1’03”537
4. L.NORRIS McLaren Renault 1’04”099
5. L.HAMILTON Mercedes 1’03”262 *
6. K.RAIKKONEN Alfa Romeo Ferrari 1’04”166
7. A.GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari 1’04”179
8. P.GASLY ed Bull Honda 1’04”199
9. S.VETTEL Ferrari sem tempo
10. K.MAGNUSSEN Haas Ferrari 1’04”072 **
11. R.GROSJEAN Haas Ferrari 1’04”490
12. D.RICCIARDO Renault 1’04”790
13. S.PEREZ Racing Point BWT Mercedes 1’04”789
14. L.STROLL Racing Point BWT Mercedes 1’04”832
15. D.KVYAT Toro Rosso Honda 1’05”324
16. N.HULKENBERG Renault 1’04”516 ***
17. R.KUBICA Williams Mercedes 1’06”206
18. G.RUSSELL Williams Mercedes 1’05”904 ****
19. A.ALBON Toro Rosso Honda 1’04”665 *****
20. C.SAINZ McLaren Renault 1’13”601 *****

* Punido com três posições por atrapalhar Raikkonen durante o treino
** Punido com cinco posições por troca de câmbio
*** PunIdo em cinco posições por utilizar novos componentes no motor
**** Punido em três posições por atrapalhar Kyviat durante o treino
***** Regrediram para o fundo do grid por utilizar novos componentes no motor