F1: Com tranquilidade Sebastian Vettel vence GP da Austrália

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste domingo (27/03), o GP da Austrália, em Albert Park, etapa de abertura da temporada. Foi a11ª vitória do atual campeão na categoria. O britânico Lewis Hamlton (McLaren) terminou em 2º, com o russo Vitaly Petrov (Renault) completando o pódio.

Sem as duas Hispania no grid (fora da prova por andarem acima dos 107% no treino classificatório) os carros alinharam para a primeira prova do ano (que tem como maiores novidades os pneus Pirelli, a volta do KERS e a asa traseira móvel).

Com as Red Bull não usando o KERS nesta prova, Vettel, pole-position, manteve a ponta na largada, seguido por Hamilton, o australiano Mark Webber (Red Bull), Petrov, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) e o britânico Jenson Button (McLaren). O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), espremido na primeira curva, caiu da 5ª para a 9ª posição. O brasileiro Rubens Barrichello (Williams) deu um passeio pela grama, perdendo muitas posições.

Antes do final da volta o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e o alemão Michael Schumacher (Mercedes) se tocaram, com ambos parando nos boxes. Schumacher com um pneu furado.

Rapidamente Vettel abriu vantagem sobre Hamilton. Button começou a pressionar Massa pela 4ª posição, com a Ferrari informando ao brasileiro que seus freios estavam esquentando.

Na 11ª volta o estreante venezuelano Pastor Maldonado (Williams) parou o seu carro fora da pista, com a transmissão do carro quebrada. A disputa entre Massa e Button continuava; com os dois lado a lado por diversas curvas. Na pressão Button acabou cortando a pista, superando o brasileiro na 12ª volta. Webber foi o primeiro dos ponteiros a entrar nos boxes para a troca de pneus.

Na 13ª volta Alonso parou nos boxes, com Massa entrando na seguinte. Na 15ª volta Vettel foi para os boxes, retornando na 4ª posição, com Hamilton assumindo a ponta. Button foi informado que levou um drive-through pela sair da pista ao ultrapassar Massa. Na 17ª Hamilton e Petrov foram para os boxes. Button, na 18ª volta, cumpriu a punição.

Com a primeira rodada de pits completa, Vettel retornou a ponta com sete segundos de vantagem sobre Hamilton. Webber era o 3º, seguido por Petrov, Alonso e Massa. Barrichello recuperou muitas posições e já era o 10º.

Na 22ª volta o finlandês Heikki Kovalainen (Lotus) abandonou com vazamento de água. Schumacher voltou para os boxes, abandonando. Barrichello ganhou mais uma posição, ao passar o japonês Kamui Kobayashi (Sauber).

Na volta seguinte Barrichello tentou passar Rosberg, acertando a traseira do Mercedes, que com o radiador estourado começou a solar fumaça, abandonando pouco depois. Barrichello foi para os boxes, trocando o bico do carro.

Novamente Webber foi o primeiro dos ponteiros a entrar nos boxes, na 27ª volta, colocando pneus duros. Na seguinte Alonso parou, permanecendo com pneus macios.

Com metade da prova completada Vettel tinha nove segundos de vantagem sobre Hamilton. Na 32ª volta Massa retornou aos boxes, trocando para pneus duros. Na seguinte Hamilton deu uma escapada na grama, danificando o assoalho do carro.

Na 37ª volta os três primeiros, Vettel, Hamilton e Petrov entraram juntos nos boxes. Vettel e Hamilton mantêm as posições no retorno a pista, com Petrov caindo para 5º, atrás de Webber e Alonso.

Na 41ª volta Alonso passou Webber, que na seguinte fez a sua terceira e última parada nos boxes. No retorno a pista o australiano deu um passeio pela grama, retornando a prova.

Na 49ª volta Button passou Massa pelo 6º lugar. Pouco depois o ferrarista foi para os boxes, para mais uma troca de pneus, voltando em 10º lugar.

Faltando oito voltas para o final Vettel liderava com 12 segundos de frente sobre Hamilton. Petrov era o 3º, seguido por Alonso, Webber e Button. Enquanto Massa fazia a volta mais rápida, Barrichello abandonava nos boxes.

Na 55ª volta Massa passa o suíço Sébastien Buemi (Toro Rosso) pela 9ª volta, marcando novamente a volta mais rápida.

Vettel venceu com 22 segundos de vantagem sobre Hamilton. Petrov, em 3º, conquistou o primeiro pódio de um piloto russo na categoria. Os três fizeram duas paradas nos boxes.  Alonso e Webber, na 4ª e 5ª posição, pararam três vezes nos boxes.

Button foi o 6º, seguido pela dupla da Sauber, o estreante mexicano Sergio Perez (que fez apenas uma parada nos boxes) e o japonês Kamui Kobayashi. Massa terminou em 9º, com Buemi na 10ª posição.

Após a prova as duas Sauber foram desclassificadas, por irregularidades na asa traseira. Massa passou para a 7ª posição, com Buemi em 8º. A dupla da Force India, o alemão Adrian Sutil, e o estreante escocês Paul di Resta, ficaram com os pontos restantes, em 9º e 10º lugar. Com a desclassificação de Perez, di Resta foi o melhor estreante. O belga Jerome D’Ambrosio (Virgin) estreou com um bom 14º lugar.

Vettel lidera o campeonato com 25 pontos, seguido por Hamilton com 18.

A próxima etapa o Grande Prêmio da Malásia, acontece no dia 10 de abril.

Final:

1. Sebastian Vettel ALE Red Bull-Renault 58 voltas em 1h29m36s259
2. Lewis Hamilton GBR McLaren-Mercedes a 22s297
3. Vitaly Petrov RUS Renault a 30s560
4. Fernando Alonso ESP Ferrari a 31s772
5. Mark Webber AUS Red Bull-Renault a 38s171
6. Jenson Button GBR McLaren-Mercedes a 54s304
7. Felipe Massa BRA Ferrari a 1m25s186
8. Sebastien Buemi SUI Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
9. Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 1 volta
10. Paul di Resta GBR Force India-Mercedes a 1 volta
11. Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
12. Nick Heidfeld ALE Renault a 1 volta
13. Jarno Trulli ITA  Lotus-Renault a 2 voltas
14. Jerome d’Ambrosio BEL Virgin-Cosworth a 3 voltas

Abandonos:
Timo Glock ALE Virgin-Cosworth 49 não classificado
Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 48 transmissão
Nico Rosberg ALE Mercedes GP 22 avaria no carro
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Renault 19 vazamento de água
Michael Schumacher ALE Mercedes GP 19 avaria no carro
Pastor Maldonado VEN Williams-Cosworth 9 Transmissão

Volta mais rápida
Felipe Massa BRA Ferrari  1m28s947 na 55ª volta

Desclassificados:

Sergio Perez MEX Sauber-Ferrari  a 1m05s845 asa traseira irregular
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari  a 1m16s872 asa traseira irregular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *