F1: Em ValÁªncia Sebastian Vettel vence a sexta no ano

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste domingo (26/06), o GP da Europa, em Valência, na Espanha. Foi a 6ª vitória de Vettel no ano e 16ª na categoria. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) e o australiano Mark Webber (Red Bull) completaram o pódio.

Pole-position pela sétima vez no ano, Vettel dominou mais uma prova no mundial. O atual campeão só não liderou quando parou nos boxes para trocar pneus pela primeira vez, na 15ª volta. Nas duas paradas seguintes, na 31ª e na 47ª volta, o alemão retornou a pista sem perder a ponta.  Ele também marcou a melhor volta da prova.

Ao final das 57 voltas Vettel recebeu a bandeirada com dez segundos de vantagem sobre Alonso. Usando a asa traseira móvel (DRS em inglês) o espanhol assumiu a segunda posição, ao ultrapassar Webber na 21ª volta. Nove voltas depois Alonso entrou nos boxes, uma volta depois que Webber, e voltou atrás do australiano.  Na 43ª volta Webber fez a sua terceira parada. Alonso ficou mais três voltas na pista, retornando na frente da Red Bull, que com problemas na troca de marcha nas voltas finais, deixou o espanhol abrir uma confortável vantagem.

O britânico Lewis Hamilton (McLaren) terminou em 4º, seguido pelo brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Massa fez uma grande largada, passando da 5ª para a terceira posição, contudo ao tentar Webber na freada da primeira curva acabou sendo superado por Alonso.

Depois o brasileiro perdeu tempo no primeiro pit stop, voltando atrás de Hamilton; e no segundo, quando uma porca defeituosa retardou sua parada. Os cinco segundos a mais nos boxes tiraram qualquer chance do brasileiro recuperar a posição. Massa foi o único a liderar além de Vettel, uma volta (a 16ª).

Depois da histórica prova no Canadá, o britânico Jenson Button (McLaren) fez uma prova discreta, sendo o 6º colocado, com o alemão Nico Rosberg (Mercedes) em 7º. O espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso), e os alemães Adrian Sutil (Force Ándia) e Nico Rosberg (Mercedes), todos com uma volta de atraso, fecharam a zona de pontos.

O mexicano Sergio Perez (Sauber), assim como na abertura da temporada na Austrália, fez apenas uma parada, terminando em 11º. O brasileiro Rubens Barrichello (Williams) chegou a ocupara a 10ª posição, caindo para 12º no final.

Pela quarta vez na história todos os pilotos que largaram receberam a bandeirada. Entre os poucos toques da prova destaque para o entre o alemão Michael Schumacher (Mercedes) e o russo Vitaly Petrov (Renault).  O heptacampeão retornava a pista, depois de seu primeiro pit stop, quando tocou no russo, com quem disputava posição. Com a asa dianteira quebrada Schumacher teve que retornar a pista logo em seguida.

Vettel lidera o campeonato com 186 pontos, 76 a mais do que Button e Webber, empatados em segundo.

A próxima etapa acontece em Silverstone, na Inglaterra, no dia 10 de julho.

Final:

1º – Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault – 57 voltas
2º – Fernando Alonso (ESP) Ferrari – a 10s8
3º – Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault – a 27s2
4º – Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes – a 46s1
5º – Felipe Massa (BRA) Ferrari – a 51s7
6º – Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes – a 1m00s0
7º – Nico Rosberg (ALE) Mercedes – a 1m38s0
8º – Jaime Alguersuari /ESP) Toro Rosso-Ferrari – a uma volta
9º – Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes – a uma volta
10º – Nick Heidfeld (ALE) Renault – a uma volta
11º – Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari – a uma volta
12º – Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth – a uma volta
13º – Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari – a uma volta
14º – Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes – a uma volta
15º – Vitaly Petrov (RUS) Renault – a uma volta
16º – Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari – a uma volta
17º – Michael Schumacher (ALE) Mercedes – a uma volta
18º – Pastor Maldonado (VEN) Williams-Cosworth – a uma volta
19º – Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Renault – a duas voltas
20º – Jarno Trulli (ITA) Lotus-Renault – a duas voltas
21º – Timo Glock (ALE) Marussia Virgin-Cosworth – a duas voltas
22º – Jerome d’Ambrosio (BEL) Marussia Virgin-Cosworth – a duas voltas
23º – Vitantonio Liuzzi (ITA) Hispania-Cosworth – a três voltas
24º – Narain Karthikeyan (IND) Hispania-Cosworth – a três voltas

VOLTA MAIS RÁPIDA
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault – 1m41s852, na 53ª