F1: De olho nas novas regras, Ferrari já trabalha no carro de 2009

Ainda que tenha muitas chances de faturar os Mundiais de Piloto e Construdores da Fórmula 1 em 2008, isso não impede a Ferrari de já pensar em 2009. De olho nas mudanças que devem marcar o regulamento da categoria na próxima temporada, o diretor técnico da escuderia italiana Aldo Costa já fala abertamente que o projeto que culminará na produção do carro do ano que vem está sendo trabalhado.

Dentre as mudanças programadas para entrar em vigor em 2009, destacam-se o retorno dos pneus slicks e a introdução do revolucionário KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), aparato que aproveitará a carga de energia desperdiçada na frenagem dos carros para gerar uma potência extra ao motor. Como muitas equipes intermediárias vêem essas alterações como a grande chance para ascender na hierarquia da categoria, a Ferrari não quer perder terreno e também já planeja a próxima temporada.


‘Estamos entrando em uma fase de produção dos componentes mais importantes do nosso carro de 2009, como os chassis e a caixa de câmbio’, revelou Costa, confirmando a preocupação da escuderia de Maranello com os concorrentes. ‘Temos a habilidade e os recursos para trabalhar no projeto do ano que vem sem relaxar, continuando com o desenvolvimento do F2008 em um campeonato que está provando ser muito acirrado entre nós e os oponentes’.


O diretor ferrarista reconhece que é comum o planejamento de sua equipe visando ao próximo ano começar cedo, porém ressalta que o desafio para 2009 é maior, justamente por causa das novas regras que prometem movimentar a Fórmula 1. ‘Este trabalho é particulamente mais difícil, trata-se de um quebra-cabeças complicado, já que há muitos elementos entrando em cena na próxima temporada. Estamos em uma delicada fase em que não espaço para recuperação de erros e, portanto, cada passo na direção errada pode custar muito alto’.


Fonte: GazetapEsportiva.Net


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *