F1: Dirigente propõe grid invertido na Fórmula 1

Um dos donos da Williams, Patrick Head apresentou uma idéia radical para resolver o problema da falta de ultrapassagens na Fórmula 1. A sugestão é que o grid de largada seja montado na ordem invertida da classificação do Mundial.

“Se você colocar os mais rápidos na frente e os mais lentos atrás, por que haverá qualquer ultrapassagem? (Se minha sugestão for acatada,) no fim do ano, o cara certo ganhará o campeonato do mesmo jeito”, afirmou o dirigente à BBC.


De acordo com Head, um dos mais respeitados engenheiros do esporte, as tentativas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de facilitar a troca de posições não vem dando resultado. Por isso, ele sugeriu que a entidade seja “mais aventureira”.


A principal medida em busca das ultrapassagens foi a proibição do reabastecimento entre o treino classificatório e a corrida. No entanto, como a estratégia das equipes é quase sempre semelhante, pouco mudou.


Patrick Head tem consciência de que sua idéia seria “rejeitada pelos puristas”. “Tenho certeza de que reclamariam, mas eu cruzo com muita gente que prefere assistir ao motociclismo porque não há ultrapassagens na Fórmula 1”, contou.


Por fim, o dirigente da Williams disse que sua idéia não é motivada pela queda de sua escuderia, dominante nos anos 80 e 90. “Eu já sugeri isso à FIA no passado. E fiz essas sugestões quando a Williams estava vencendo corridas”, concluiu.


Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *