F1: Em Jerez, Lucas se concentra em 2010

Há dois dias testando com a Renault, piloto brasileiro trabalha nas configurações para a próxima temporada.

A Renault tem feito bastante uso da experiência de Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Schioppa), nos dois últimos dias de testes que a Fórmula 1 realizou com jovens pilotos no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha. Mesmo nunca tendo disputado uma corrida na categoria máxima do automobilismo, o brasileiro acumula uma alta quilometragem em testes – já que cumpre o papel na equipe desde 2006 – e concentrou seu trabalho nas configurações do carro com o regulamento da próxima temporada.

Em 2010 o reabastecimento será proibido, obrigando os carros a comportarem um tanque maior e a andarem mais pesados por causa da quantidade de gasolina. “Ontem e hoje trabalhamos no carro da próxima temporada, então basicamente nos focamos no controle de consumo de combustÁ­vel, na preocupação com um carro que será muito pesado em 2010. Então andei nestas condições sem procurar performance em voltas rápidas”, explicou Di Grassi, que completou esta semana 177 voltas – 123 somente hoje, totalizando 800 quilÁ´metros de testes.

O brasileiro foi o que mais voltas completou nesta quinta-feira (3) em Jerez e afirmou que a Bridgestone disponibilizou os cinco tipos de pneu (super macio, macio, médio, duro e super duro) Á s equipes nestes três dias de testes, dificultando uma avaliação do resultado de cada piloto. “As equipes podem escolher qual pneu usar, então é difÁ­cil encontrar uma referência”, afirmou Di Grassi, que utilizou-se sempre dos compostos duros por causa da maior durabilidade, especialmente andando na maior parte do tempo com o tanque cheio – portanto, com o carro mais pesado.

“Foi um dia bem longo. Choveu um pouco pela manhã, mas o sol voltou Á  tarde. Trabalhamos muito no desenvolvimento para o ano que vem, porque o carro será pesado e precisará consumir menos combustÁ­vel sem perder potência. A Renault ficou bastante satisfeita com o dia de hoje”, afirmou.

Pela primeira vez guiando o R29 – e, portanto, um carro de F1 equipado com pneus slick -, Lucas tem tido dias produtivos com a Renault. “Para mim está sendo importante andar pela primeira vez com pneus slick”, disse. “Estou tendo dias bem produtivos, conseguindo tempos de volta bem próximos dos que a Renault fez no inÁ­cio do ano testando aqui em Jerez”, comemorou.

“No geral, os testes foram bem sucedidos. Estou feliz em contribuir com a evolução do carro, e vejo que a equipe tem a mesma opinião”, disse Di Grassi, que é patrocinado por Clear, Eurobike e Schioppa.