F1: Entidade discutirá formato para etapas classificatórias

A Associação de Equipes de Fórmula 1 (Fota) irá discutir um novo formato para as etapas classificatórias da categoria durante encontro na próxima semana. A etapa de treinos é atualmente dividida em três sessões, com duas eliminatórias.

De acordo com a publicação inglesa Autosport, a nova proposta consistiria em todos os carros entrarem na pista ao mesmo tempo, abastecidos com a mesma quantidade de combustível. O competidor mais lento seria eliminado após cada volta.


Depois de cruzarem 14 vezes a linha inicial, os seis pilotos mais rápidos brigariam pela pole position, podendo colocar novos pneus, mas ainda utilizando a mesma quantidade de combustível.


A nova medida incluiria uma premiação para o competidor que largasse em primeiro lugar e uma quantia em dinheiro como recompensa.


No formato atual, em que os dez pilotos mais rápidos brigam pela primeira posição no grid de largada, a decisão da quantidade de combustível a ser utilizada é tomada pelas equipes, e geralmente o carro mais leve é o que consegue a primeira colocação.


Caso todas as equipes concordem com as iniciativas propostas pela Fota na reunião em 4 de dezembro, a medida será submetida à aprovação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).


Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *