F1: Equipes da Fota rompem com Fórmula 1 e anunciam nova categoria

Apesar da contraproposta apresentada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as equipes que compõem a Fota (Associação das Equipes da Fórmula 1) anunciaram, nesta quinta-feira, a criação, para 2010, de um campeonato paralelo à principal competição do automobilismo mundial.

Após uma reunião em Silverstone, na Inglaterra, Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Toyota, Brawn, Red Bull e Toro Rosso, integrantes da Fota, anunciaram e explicaram a decisão de deixarem a Fórmula 1.

“As equipes não tem outra alternativa que não seja começar a preparar um novo campeonato, que reflita os valores de seus participantes e de seus parceiros. Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regras e encorajará os iniciantes”, anunciou a Fota em comunicado oficial.

Segundo a Fota, a nova competição será semelhante à Fórmula 1 e tentará herdar todo prestígio da categoria mais famosa do automobilismo mundial.

“As principais equipes, estrelas, marcas, patrocinadores e companhias historicamente ligadas ao mais alto nível do automobilismo farão parte dessa nova categoria”, garante a Fota.

O racha na Fórmula 1 ocorre em decorrência da intenção da FIA, representada por seu presidente Max Mosley, impor um teto orçamentário à categoria de 40 milhões de libras (R$ 129 milhões) – nesta quinta-feira, o limite havia sido alterado para 100 milhões de euros (R$ 276 milhões).

As equipes que respeitassem o teto orçamentário teriam maior liberdade técnica para projetarem seus carros na próxima temporada.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *