F1: Fernando Alonso vence e Hamilton dá show em Monza

De ponta a ponta, o bicampeão da categoria vence e se aproxima do líder Hamilton, que fez uma prova fantástica em Monza com belas ultrapassagens. Felipe Massa com problemas na sua Ferrari abandona e está praticamente fora da disputa ao título de 2007.

Na largada Hamilton partindo de forma lateral do grid, joga o carro contra o brasileiro Felipe Massa, obrigando-o a desviar sua Ferrari muito próximo a grama.

Massa ainda consegue ultrapassar Hamilton mas na chicane um toque entre os pilotos e o desvio do inglês cortando a chicane coloca o líder do campeonato na segunda posição, atrás apenas do seu companheiro de equipe e pole position Fernando Alonso.

Na segunda volta a asa traseira da Red Bull de David Coulthard quebra e o britânico bate violentamente contra a proteção de pneus. O piloto sai sozinho do carro mas protegendo o punho esquerdo. O safety car é acionado até que o carro fosse retirado do ponto de escape.

Na relargada nenhuma posição é alterada, com Alonso liderando o pelotão seguido por Hamilton, Massa e Raikkonen, que na largada ultrapassou a BMW de Heifeld. Rubens Barrichello que lagou na 12ª colocação ganhou uma posição na largada.

Na volta 9 inesperadamente Felipe Massa entra nos boxes e a equipe Ferrari troca os pneus do brasileiro, além de reabastecer seu carro. O brasileiro retorna a pista mas mostra problemas saindo da pista. No final da volta retorna aos boxes e abandona a corrida, praticamente eliminando suas chances no campeonato de 2007. Segundo a assessoria de imprensa da Ferrari, o brasileiro abandonou a corrida devido a problemas na parte traseira do seu modelo italiano.

Hamilton fez sua parada nos pits na volta 19, uma volta antes de Fernando Alonso. Com as paradas, Kimi que usou um estratégia diferente de apenas uma parada assume a liderança da prova.

Na volta 24 Kubica faz sua parada nos boxes com um fato inusitado: o mecânico que se posicionada a frente do carro com o macaco manual para levantar e baixar o carro para troca de pneus baixa o carro antes da roda dianteira ser posicionada. Com isso o macaco fica preso abaixo da BMW do polonês e é necessário que o carro seja erguido manualmente, porém Kubica consegue retornar a pista para continuar sua prova, mas perdendo muito tempo nos boxes devido a esse contratempo.

Raikkonen faz sua parada nos boxes na volta 33 caindo para a terceira colocação, atrás do líder Fernando Alonso e do inglês Lewis Hamilton.

Barrichello faz sua parada na 35ª volta e volta na 12ª colocação.

Hamilton faz sua segunda parada nos pits na volta 40 e coloca pneus macios; na saída dos boxes perde a segunda colocação para Raikkonen, mas permanecem muito próximos na pista.

Duas voltas depois Hamilton realiza uma bela ultrapassagem no mergulho da entrada da chicane, freando seu McLaren no último segundo e fazendo a curva de lado. Hamilton assuma a segunda colocação na mesma volta que seu companheiro de equipe realiza sua última parada para troca de pneus, mas não perde a liderança.

Fernando Alonso vence sem muitas dificuldades o GP de Monza, diminuindo a diferença para seu companheiro de equipe para apenas 3 pontos. Hamilton que deu show em solo italino termina a prova na segunda colocação seguido pelo único representante da Ferrari que terminou a prova, Kimi Raikkonen.

Heidfeld terminou a prova na quarta colocação provando mais uma vez a ótima temporada da BMW; seu companheiro de equipe Kubica é o quinto. Rosberg da Williams terminou na sexta posição, com Kovalainen (Renault) e Button com sua fraca Honda fechando a zona de pontos.

O brasileiro Rubens Barrichello terminou na 10ª colocação ficando mais uma vez fora da zona de pontos.

A próxima etapa acontece na próxima semana (14, 15 e 16 de setembro) em Spa-Francorchamps, Bélgica.

Confira o resultado final da prova:



























































































































PosPilotoEquipeTempo/Dif.
1Fernando AlonsoMcLaren-Mercedes 
2Lewis HamiltonMcLaren-Mercedes+6.0 segs
3Kimi RäikkönenFerrari+27.3 segs
4Nick HeidfeldBMW+56.5 segs
5Robert KubicaBMW+60.5 segs
6Nico RosbergWilliams-Toyota+65.8 segs
7Heikki KovalainenRenault+66.7 segs
8Jenson ButtonHonda+72.1 segs
9Mark WebberRed Bull-Renault+75.8 segs
10Rubens BarrichelloHonda+76.9 segs
11Jarno TrulliToyota+77.7 segs
12Giancarlo FisichellaRenault+1 volta
13Alexander WurzWilliams-Toyota+1 volta
14Anthony DavidsonSuper Aguri-Honda+1 volta
15Ralf SchumacherToyota+1 volta
16Takuma SatoSuper Aguri-Honda+1 volta
17Vitantonio LiuzziSTR-Ferrari+1 volta
18Sebastian VettelSTR-Ferrari+1 volta
19Adrian SutilSpyker-Ferrari+1 volta
20Sakon YamamotoSpyker-Ferrari+1 volta
RetFelipe MassaFerrari+43 voltas
RetDavid CoulthardRed Bull-Renault+52 voltas

Restando 4 etapas para o término do campeonato (Spa-Francorchamps, China, Japão e Brasil), o campeonato de pilotos está assim:

1) Lewis Hamilton, 92 pontos
2) Fernando Alonso, 89
3) Kimo Raikkonen, 74
4) Felipe Massa, 69
5) Nick Heidfeld, 52
6) Robert Kubica, 33
7) Heikki Kovalainen, 21
8) Giancarlo Fisichella, 17
9) Alexander Wurz, 13
10) Nico Rosberg, 12
11) Mark Webber, 8
11) David Coulthard, 8
13) Jarno Trulli, 7
14) Ralf Schumacher, 5
15) Takuma Sato, 4
16) Jenson Button, 2
17) Sebastian Vettel, 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *