F1: Ferrari quer que Massa tome pontos de Alonso

A Ferrari quer que Felipe Massa comece a roubar pontos do campeão mundial Fernando Alonso, agora que o brasileiro conquistou seu primeiro pódio.

Massa chegou num apertado terceiro lugar no Grande Prêmio da Europa deste domingo, em sua melhor colocação em 58 corridas. Alonso, lÁ­der do campeonato, ficou em segundo, atrás de Michael Schumacher, da Ferrari.

“Seria fantástico se Felipe pudesse roubar alguns pontos de Fernando”, disse o diretor técnico da Ferrari, Ross Brawn, aos repórteres. “Esse é um grande desafio, mas acho que haverá oportunidades. Hoje ele não ficou muito longe”.

“Para o Felipe, ver o que pode ser feito quando a corrida vai bem e tudo funciona vai encorajá-lo”, acrescentou.

Massa sofre muita pressão, não somente como companheiro de equipe do piloto mais bem sucedido da história da Fórmula 1 mas também por seu futuro ainda incerto na equipe italiana. Ele tem um contrato de um ano depois de ter substituÁ­do o compatriota Rubens Barrichello no final da temporada passada, com Schumacher ainda pensando se continua a correr e Kimi Raikkonen fortemente cogitado para a equipe de Maranello para o ano que vem.

O piloto de 25 anos desabafou em Nuerburgring.

“Foi uma sensação ótima”, disse ele sobre sua primeira visita ao pódio. “Estou com vontade de ficar com meu macacão de corrida. O cheiro do champanhe é uma delÁ­cia.”

Á“TIMO DESEMPENHO

Brawn concorda que ele teve um ótimo desempenho.

“Felipe teve alguns bons desempenhos este ano, e hoje fez uma corrida excelente”, disse ele. “Precisamos adquirir consistência com ele e seu time. Estamos muito contentes com Felipe, vemos muito potencial, ele só precisa se desenvolver e trabalhar mais de perto com a equipe”.

“Mas nada é instantâneo. Temos visto os problemas que Rubinho tem tido para se adaptar Á  nova equipe. Os pilotos, os engenheiros, toda a equipe têm que se adaptar, não importa quão bom sejam”, acrescentou Brawn.

“Felipe tem a postura certa e é muito comprometido. Tenho certeza de que ele vai fazer um excelente trabalho. Julgando por hoje, foi muito encorajador”.

O chefe de equipe Jean Todt, entretanto, disse que provavelmente não foi a melhor corrida do brasileiro para a Ferrari até agora. Foi na Malásia, quando ele terminou em quinto depois de largar em último.

“Na terceira corrida cometemos um erro na escolha de pneus, e na quarta ele perdeu uma posição durante o pitstop e terminou em quarto. Aqui chegou em terceiro, então acho que ele está fazendo um ótimo trabalho”, disse ele.

Dito isso, ele acha que comparações com Schumacher, Alonso e Raikkonen são um pouco injustas.

“Nós temos três pilotos neste campeonato que têm algo a mais que os outros. Acho que Felipe é um dos melhores depois desses três”, declarou.

Fonte: Reuters