F1: FIA anuncia licitação para adotar motor único na F-1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma licitação pública para encontrar um fornecedor de motores e sistemas de transmissão padronizados, que serão utilizados na Fórmula 1 a partir de 2010.

“A FIA abre uma convocação pública para designar uma terceira parte que fornecerá motores e sistemas de transmissão às escuderias que participarem no campeonato mundial de Fórmula 1 nas temporadas 2010, 2011 e 2012”, afirmou a organização em um comunicado.


Segundo o site da revista inglesa Autosport, as escuderias poderão utilizar os motores e transmissões do fornecedor escolhido ou construir elas mesmas, de acordo com normas estabelecidas.


O difícil contexto econômico obriga a F-1 a reduzir custos nos próximos anos. Porém, apesar das equipes, sobretudos as grandes, afirmarem que estudam adotar medidas que não dizem em que escala, a FIA deseja uma redução drástica dos gastos.


A intenção da FIA de equipar todos os carros da F-1 com um motor único favorecerá as pequenas equipes independentes.


“Acabo de saber”, afirmou Gerhard Berger, presidente da Toro Rosso. “Eu estou muito feliz, me parece que uma boa solução. Não importa o que se faça, mas deve ser feito rapidamente”, acrescentou.


No entanto, a FIA agiu de forma abrupta ao fazer o anúncio sem consultar as escuderias. Na próxima semana deve acontecer uma reunião das equipes para abordar a redução de custos.


Fonte: AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *