F1: FIA teria descartado banir mantas térmicas em 2009

A forte pressão exercida pela maioria dos pilotos da Fórmula 1 deu resultado e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) descartou banir o uso de mantas térmicas para a temporada 2009. A informação é da revista britânica Autosport.

Utilizados como aquecedores de pneus, os cobertores não poderiam ser mais usados a partir do ano que vem de acordo com o que era defendido pela FIA. A idéia era proporcionar um maior equilÁ­brio entre as equipes, uma vez que as chances de um piloto de ponta ser ultrapassado se estivesse retornando dos boxes com os compostos fritos aumentariam bastante.


No entanto, a pressão exercida por nomes como os de Felipe Massa e Michael Schumacher, que alegaram falta de segurança no momento em que os pneus estão desaquecidos, faz agora a entidade recuar. A novidade no regulamento da próxima temporada era dada como certa, sendo que até testes para habituarem os integrantes da Fórmula 1 a correr sem as mantas térmicas já haviam sido realizados.


Segundo publica a Autosport nesta sexta-feira, a Bridgestone, fornecedora oficial de pneus da categoria, ainda garantiu Á  FIA que não via problemas na aplicação da nova regra, descartando um possÁ­vel aumento no número de acidentes.


Para Ross Brawn, chefe de equipe da Honda e um dos únicos a se mostrar favorável ao banimento dos cobertores, uma regulagem na pressão dos compostos já asseguraria a segurança. “Com certeza você pode correr sem as mantas, mas estamos particularmente em uma fórmula competitiva e, se você não as usa, precisa ter um mÁ­nimo de controle de pressão”, afirmou ele Á  publicação britânica.


Fonte: Gazeta Press