F-3000 Européia: Razia aposta em modificações no carro para se aproximar da liderança

Piloto brasileiro corre em Valência com câmbio seqüencial de acionamento por borboletas localizadas atrás do volante. Novo engenheiro também dá ânimo ao time para a terceira etapa do campeonato.

A Fórmula 3000 Euroseries parte neste final de semana para a terceira etapa da temporada 2008. O palco das disputas, dessa vez, é o Autódromo Ricardo Tormo, na cidade de Valência, na Espanha. Uma das pistas mais modernas da Europa, Valência é conhecida por receber provas das principais categorias do automobilismo como o Campeonato Mundial de Carros Turismo (WTCC), Mundial de Motovelocidade, Fórmula GP2 e vários outros.


 


Terceiro colocado na tabela de pontos, o piloto baiano Luiz Razia conta com novidades dentro do time para esta etapa. Uma delas é a chegada de um novo engenheiro para a Elk Motorsports, que vai reforçar ainda mais o já competente quadro técnico da equipe. Mas a modificação que deixa o piloto brasileiro mais animado é que seu carro, um dos poucos da categoria que ainda não possuíam o recurso, passará a ter câmbio com acionamento no volante – através de borboletas, como na Fórmula 1.


 


“Pode não parecer, mas o câmbio com acionamento no volante traz grandes benefícios para o piloto. Primeiro no que diz respeito ao desgaste físico, que fica bem menor. Segundo que a pilotagem fica mais rápida e segura, principalmente nas aproximações de curva, por permitir que fiquemos o tempo todo com as mãos na direção”, analisa Razia.


 


A etapa valenciana conta pontos para dois campeonatos simultâneos da Fórmula 3000. O Europeu, que disputa sua terceira etapa; e também para o Italiano, que soma pontos nas mesmas provas, mas usa apenas algumas etapas do calendário – sendo Valência a única corrida fora da Itália a valer pontos para o nacional. O circuito de 4.005 km de extensão não é uma novidade para Luiz Razia, apesar de esta ser sua primeira prova neste autódromo.


 


“Já fiz alguns treinos lá com a equipe. É uma pista que tem alguns segredos e gira no sentido horário, o que exige um pouco mais de preparação física, porque os pilotos não estão muito acostumados com esse tipo de circuito. Pensando nisso eu também aumentei minha preparação nos últimos dias para não perder competitividade durante a prova”, comenta o piloto da Elk Motorsports.


 


O líder da Fórmula 3000 Euroseries depois de duas etapas disputadas é Fábio Onidi com 22 pontos marcados. Nicolas Prost, companheiro de equipe de Luiz Razia, é o segundo com 15. Apenas um ponto a mais que o brasileiro e que Roldán Rodriguez, que está empatado na terceira colocação. O final de semana terá duas provas da categoria: uma no sábado, logo após a tomada de tempos que define o grid de largada, e outra no domingo.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *