F1: FIA veta alterações no mapeamento de motores a partir de Valência

As equipes da Fórmula 1 terão mais um desafio para vencer ao longo desta temporada 2011 da competição. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), informou que irá banir o uso de diferentes mapeamentos de motor entre a classificação e a corrida. A medida, segundo o portal Autosport, será implantada já neste final de semana, data do GP da Europa, em Valência.

O mapeamento dos motores é uma das armas das equipes para alterar o rendimento de seus carros. A prática permite que a injeção de combustível seja realizada nas válvulas do motor, mesmo enquanto o piloto não esteja acelerando o carro.

Desta forma, o combustível bombeado chega diretamente ao sistema de escapamento, onde gera combustão, e, na sequência, aquece o ar do local, mesmo sem aceleração do carro. Sendo assim, o difusor aquecido recebe ar quente e, em altas velocidades, gera maior downforce no carro, refletido principalmente nas curvas.

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting foi o responsável por informar as equipes sobre a mudança. Whiting, porém, afirmou que a alteração poderá ser feita somente após a largada. Entretanto, para realizar as mudanças, as equipes demandariam muito tempo, sendo então impossível para os times arcarem com tais conseqüências ao longo da corrida.

O mapeamento dos motores vem sendo apontado como o grande trunfo da Red Bull nesta temporada 2011. Em sete corridas, a dupla formada por Sebastian Vettel e Mark Webber dominou o pódio e conquistou a pole position em todas elas.

Chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali concordou com a alteração proposta pela FIA e acredita que o campeonato pode se tornar mais equilibrado a partir da etapa da Inglaterra do Mundial. “Vamos ver em Silverstone qual será o efeito real dessa mudança das regras no que diz respeito aos efeitos do escapamento. Então, nós vamos ver realmente um segundo campeonato, em termos de nível de desempenho”, explicou.

Fonte: GazetaEsportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *