F1: Fórmula 1 se prepara para formalizar novo sistema de pontuação

A Fórmula 1 está se movimentando para formalizar um novo regulamento entre as 13 equipes que participarão da disputa na temporada 2010. A proposta inclui mudanças entre as quais os primeiros dez colocados das corridas receberão pontos. O campeão de cada prova somará 25 pontos na luta pelo campeonato.

O segundo colocado levará 18 e será seguido por pilotos que ganharão 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 ponto. A Comissão da Fórmula 1 anunciou que o regulamento está sendo estudado e tal modificação na regra de pontuação poderá ser adotada, caso as escuderias estejam de acordo.
Outra mudança importante para a nova temporada é fazer com que os pilotos que estiverem nas primeiras posições do grid tenham de largar com os mesmos pneus que usaram no treino classificatório. A proposta foi aprovada pela Comissão de Fórmula 1 e pelo Conselho Mundial da FIA.
Com a regra, os 10 carros que participarem do Q3 (terceira parte do treino classificatório) a começar a corrida com os mesmo pneus com os quais fizeram sua volta mais rápida no sábado. As equipes acreditam que esta mudança na regra possa criar opções táticas para todas as equipes do grid, o que fará com que as corridas fiquem mais emocionantes.
Os times poderiam sacrificar um possível melhor tempo no Q3 para usar pneus mais consistentes, porém menos rápidos, como forma de ter vantagem durante a corrida. Em contrapartida, alguns times poderiam usar pneus apropriados para fazer a volta mais rápida possível para garantir uma boa posição no grid, mesmo que isso comprometa o desempenho na corrida.
Para a temporada 2011, a altura máxima dos difusores será reduzida de 175 mm para 125 mm, e serão tomadas medidas para excluir o duplo difusor. Esta medida e a nova regra sobre pontuação deverão ser aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA nas próximas 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *