F1 Historic: Joaquim Folch vence as duas provas em Donington

O espanhol Joaquim Folch, num Brabham BT49D da Kumschick Historic Racing, venceu as duas provas disputadas em Donington Park no último final de semana, válidas pela 3º e 4º etapas da temporada. Folch venceu três das quatro etapas do ano. Mas o lÁ­der do campeonato é o inglês Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Motorsport.

As corridas fizeram parte do GP Live, evento realizado anualmente em Doningon Park, na Inglaterra. O inglês Peter Sowerby, num Williams FW07C/14 da Colin Bennett Racing  com o tempo de 1m03s338, seguido pelo norte-americano Dean Lazante, num McLaren MP4-1C/7 da Lanzante.  Porém no treino Lazante sofreu um acidente, batendo seu carro na barreira de pneus, sendo levado ao Cento Médico do autódromo. O japonês Katsu Kubota num Lotus 88B da Japan Classic Team Lotus em 3º, seguido pelo suiço Hubertus Balhsen, num Arrrows A4/3 da Kohler Garage. Hartley e Folch completaram os seis primeiros. O brasileiro Abba Kogan, num Williams FW06/2 da Zul Racing marcou o 18º tempo.


O treino valeu como grid para as duas etapas da programação. Lazante acabou vetado pelos médicos ficando de fora das provas.


A 5º etapa, no sábado (19/05), definida como Sprint Race, teve Balhsen largando muito bem e assumindo a ponta da prova, seguido por Folch, que também largou muito bem e Sowerby, que caiu para 3º. Folch começou a pressionar Balhsen, até conseguiu a ultrapassagem.


Sowerby foi para cima de Balhsen com os dois ficando roda a roda e o suÁ­ço mantendo a posição. Uma leve chuva começou a cair com Sowerby perdendo rendimento e caindo várias posições, terminando em 8º.


Folch venceu depois de 11 voltas, com 6s284 de vantagem para Bahlsen. Hartley completou o pódio. Kogan chegou em 14º.


A Feature Race, no domingo (20/05), começou com Sowerby fazendo novamente uma largada ruim, perdendo duas posições para Kubota e Bahlsen. Sowerby e Folch disputaram a 3º posição, se tocando com o Williams quebrando a suspensão, indo para os boxes com Sowerby abandonado. Na seqüência Folch foi para cima de Bahlsen. Aconteceu um toque entre os carros, com ambos rodando, com o suÁ­ço indo para a esquerda e o espanhol para a direita. Na confusão John Wilson, sem ter para onde ir, bateu em Bahlsen, que depois também foi acertado por Dave Abbot.


A bandeira vermelha foi acionada, com Folch dando a sorte de ter mantido o motor funcionando quando foi para a grama, colocando seu carro no grid. A corrida teve a redução de duas voltas, passando para 21. Kubota era o lÁ­der da prova, seguido por Folch. Na largada o japonês manteve a ponta, com Folch pressionado até conseguir a ultrapassagem na 8º volta. Duas voltas depois o motor do Lotus 88B de Kubota deu problemas, com britânico Richard Eyre, num Williams FW08/3 da RJM Motorsport, assumindo a 2º posição.


Folch fechou o final de semana perfeito vencendo com 10s262 de vantagem para Eyre. O norte-americano Aaron Hsu, num McLaren MP4-1C/7 da Lanzante, fez uma excelente corrida, conquistando o 3º lugar. Hartley foi o 4º e Kogan terminou na 10º posição.


Hartley lidera o campeonato com 36 pontos, com Folch e Mauro Pane, que foi 6º e 7º nas etapas, empatados na vice-liderança com 33 pontos. Kogan tem 22, empatado com Rodrigo Gallego e John Delane, na 3º posição.



A sexta etapa acontece em Nurburgring, na Alemanha, no dia 17 de Junho. 


Final, 3º etapa:


1  J. Folch ESP  Brabham BT49D Kumschick Historic Racing   12’22.399   11 voltas
2  H. Bahlsen  SUI  Arrows A4/3 Kohler Garage   + 6.284 
3  S. Hartley GBR  Arrows A6  Mirage Motorsport  + 8.486
4  J. Wilson GBR  Tyrrell 011   Victoria Garage    + 17.547
5  R. Eyre GBR  Williams FW06/3    RJM Motorsport   + 18.369
6  M. Pane ITA  Tyrrell P34   F1 Storiche    + 20.037
7  D. Collins GBR  Lotus 91/10    Classic Team Lotus  + 33.929
8  P. Sowerby GBR  Williams FW07C/14   Colin Bennett Racing   + 34.459
9  D. Abbott GBR Ensign N180  Mirage Engineering    + 34.521 
10  N. Bindels LUX Lotus 87B/3   Martin Stretton Racing   + 39.082 
11  R. Gallego POR Minardi F1-185    MEC Auto   + 42.642 
12  S. Allen GBR  Fittipaldi F5A    Paul Quinn Racing   + 50.687 
13  P. Wuensch ALE  Wolf WR 1/2     Hall & Hall    + 55.183 
14  A. Kogan BRA Williams FW06/2   Zul Racing  + 1:03.746 
15  J. Delane GBR Tyrrell 001    Hall & Hall   + 1 volta
16  T. Sayles GBR  Osella FA1 C/D     Johns Racing Team  + 1volta
17  P. D’Aubreby  FRA Tyrrell 012/6     Ecurie Griffiths  + 1 volta
18  A. Bahlsen ALE Tyrrell 008     Kohler Garage   + 2 voltas
19  K. Kubota  Lotus 88B    Japan Classic Team Lotus   + 3 voltas


Não Classificados:        


A. Hsu EUA  McLaren MP4-1C/7       Lanzante   + 10 voltas


Volta mais rápida: 
  
J. Folch  Brabham BT49D   1:03.722  110.58 mph 


Final, 4º etapa:


1  J. Folch ESP  Brabham BT49D   Kumschick Historic Racing  22’40.249  21 voltas
2  R. Eyre GBR  Williams FW08/3    RJM Motorsport    + 10.262 
3  A. Hsu EUA McLaren MP4-1C/7     Lanzante    + 10.662 
4  S. Hartley GBR Arrrows A6    Mirage Engineering    + 18.962
5  D. Collins GBR Lotus 91/10     Clasic Team Lotus    + 39.104
6  N. Bindels LUX Lotus 87B/3     Martin Stretton Racing    + 39.295
7  M. Pane ITA Tyrrell 87B/3     F1 Storiche    + 46.289 
8  D. Abbott GBR Ensign N180     Mirage Engineering    + 48.271 
9  R. Gallego POR  Minardi F1-185    MEC Auto    + 56.487
10  A. Kogan BRA  Williams FW06/2    Zul Racing    + 58.193 
11  P. Wuensch ALE  Wolf WR1/2     Hall & Hall    + 1 volta
12  P. D’Aubreby FRA  Tyrrell 012-6    Ecurie Griffiths    + 1 volta
13  A. Bahlsen SUI Tyrrell 008    Kohler Garage    + 2 voltas
14  J. Delane EUA Tyrrell 001    Hall & Hall    +  2 voltas
15  T. Sayles GBR Osella FA1 C/D    Johns Racing Team    + 2 voltas
16  K. Kubota JAP Lotus 88B    Classic Team Lotus    + 11 voltas


Não Classificado:
       
S. Allen  Fittipaldi F5A  GBR  Paul Quinn Racing    + 16 voltas


Volta mais rápida:


R. Eyre  Williams FW08/ 3  1:03.684  110.65mph 


Campeonato:


1 36 Hartley, Steve 
2= 33 Folch, Joaquin 
– 33 Pane, Mauro 
4= 22 Kogan, Abba 
– 22 Gallego, Rodrigo 
– 22 Delane, John 
7= 14 Sayles, Terry 
– 14 Weunsch, Peter 
9 13 Eyre, Richard 
10= 10 Bahlsen, Andrea 
– 10 Hsu, Aaron 
12= 9 Glasel, Christian 
– 9 Kubota, Katsuaki 
14= 8 Sowerby, Peter 
– 8 Collins, Dan 
– 8 Bahlsen, Hubertus 
17 7 Bindels, Nico 
18= 6 Dunn, Peter 
– 6 Allen, Steve 
– 6 D’Aubreby, Patrick 
21= 4 Smith, Tony 
– 4 Wilson, John 
23= 3 Burani, Andrea 
– 3 Abbott, David 
25 1 Burani, Walter 
26= 0 Merizzi, Gianfranco
– 0 Ratti, Pietro