F1 Historic: Rowland Kinch vence a segunda consecutiva

O inglês Rowland Kinch, num Arrows A4-2 da G-Cat Racing, venceu no domingo (05/07), em Brands Hatch, na Inglaterra, a 3ª etapa do FIA Historic Formula One championship. Foi a segunda vitória consecutiva de Kinch no ano. O inglês Bobby Verdon-Roe, num McLaren M23-5 da SCUDERIA BVR, foi o segundo, e assumiu a liderança do campeonato. O alemão Peter Wuensch, num Wolf WR1-2 da Hall e Hall, fechou o pódio.

O espanhol Joachin Folch, num Brabham BT49C-10 da Kumschick Racing, marcou a pole-position, com o tempo de 1m21s624, com o japonês Katsu Kubota, num March 761/6 B da CGA Engineering, em segundo. Kinch e Verdon-Roe dividiram a segunda fila.

Veron-Roe fez uma grande largada, pressionando Folch pela liderança do Paddock até a subida da Druids. Kubota e o inglês Peter Meyrick, num March 761/6 da AMR, se tocaram, com ambos terminando a prova na grama. Kinch superou Verdon-Roe, passando as sete voltas seguintes na cola de Folch.

Na 8ª volta Kinch ultrapassou o espanhol, abrindo vantagem. Na 11ª volta ele tinha 3s7 de frente sobre Folch, quando o espanhol rodou com seu Brabham BT46, deixando Kinch com 26 segundos de frente sobre Verdon-Roe.

Sete voltas depois os ingleses Petter Dunn, num March 761/4 da Dunn Racing, e Tony Smith, num Williams FW06, se tocaram indo parar na brita, com o inglês David Coplowe, rodando com seu Lotus 87-4. Com a pista bloqueada o diretor de prova, Fred Myerscough, acionou a luz vermelha e logo depois encerrou a corrida.

O brasileiro Abba Kogan não disputou a etapa.

Kinch marcou a melhor volta da corrida, com 1m21s316.

Verdon-Roe assumiu a liderança do campeonato com 21 pontos, seguido por Folch, com 20. Rowland é o 3º, somando 19.

Com o cancelamento da etapa de Interlagos, a organização anunciou que Donington Park será sede da quarta etapa, entre os dias 1º e 2 de agosto.

A última etapa, que seria em Jarama, na Espanha, passou para Paul Ricard, na França, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Final:

1 Kinch, Rowland  GBR  Arrows A4-2 C 17 voltas em 23m30s743      
2 Verdon-Roe, Bobby GBR McLaren M23-5 B a 26.642     
3 Wuensch, Peter ALE Wolf WR1-2 B a 1:03.108
4 Dunn, Peter GBR March 761/4 B a 1:04.707
5 Gallego, Rodrigo POR March 761 B a 1:17.408
6 Coplowe, David GBR Lotus 87-4 C a 1:19.665
7 Abbott, David GBR Arrows A4 C a 1 volta
8 Ian Simmonds GBR Tyrell 012 D a 1 volta
9 Smith, Tony GBR Williams FW06 B a 1 volta    
10 Quaggia, Luciano ITA Theodore TR1 B a 3 voltas     
11 Folch, Joaquin ESP Brabham BT49C-10 C a 6 voltas     
12 Sayles, Terry GBR Osella FA1-D D a 7 voltas     

Abandonos:

Hartley, Steve GBR Arrows A6-4 D 6 voltas Freios    
Eyre, Richard GBR Williams FW08/3 C 2 voltas Pressão Combustível
Sytner, Frank GBR Hesketh 308 B 2 voltas Câmbio
Meyrick, Peter GBR March 761/6 B 0 volta Acidente
Kubota, Katsu JAP March 761/6 B 0 volta Acidente

Classificação geral:

1 Verdon-Roe, Bobby  21
2 Folch, Joaquin 20    
3 Kinch, Rowland 19    
4 D’Aubreby, Patrick 14    
5 Sayles, Terry 13    
6 Meyrick, Peter 10    
7 Kubota, Katsu 9    
8 Gallego, Rodrigo 9    
9 Dunn, Peter 9    
10 Wuensch, Peter 9    
17 Kogan, Abba 5    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *