F1: Lewis Hamilton vence GP da Rússia

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (30/09) o GP da Rússia, no Circuito de Sochi, 16ª etapa a temporada. Foi a oitava vitória de Hamilton no ano, e 70ª na categoria. O finlandês Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o terceiro.

Pole-position Bottas manteve a ponta na largada, seguido por Hamilton, Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari). Saindo da penúltima posição, o holandês Max Verstappen (Red Bull) era o destaque das primeiras voltas, ganhando posições volta a volta, com várias ultrapassagens. Alcançando o quinto lugar antes da décima volta.

Na 12ª volta Bottas foi o primeiro dos lÁ­deres a parar nos boxes, colocando pneus macios. Voltou em quinto. Na sequência Vettel também parou, para pneus macios.

Hamilton entrou nos boxes na 15ª volta, trocando os pneus para os macios. O britânico voltou atrás de Vettel. Pouco depois Hamilton ultrapassou Vettel, depois de uma fechada de porta do alemão.

Raikkonen, lÁ­der provisório, entrou nos boxes, para pneus macios. Verstappen, sem fazer a parada nos pits, assumiu a ponta.

Na 25ª volta, Bottas recebeu ordens pelo rádio, para deixar Hamilton passar. A equipe alegou que Hamilton tinha bolhas nos pneus, e estava sendo pressionado por Vettel. O finlandês acatou a ordem e deixou o companheiro de equipe passar, ao praticamente parar o carro.

Depois de 24 voltas na ponta, Verstappen entrou nos boxes na 43ª volta, com Hamilton assumindo a ponta.

Bottas perguntou pelo rádio, se Hamilton iria devolver a posição, recebendo uma reposta negativa da equipe. Diretor da Mercedes Toto Wolff disse a Bottas que eles vão conversar depois, com mais calma, sobre o fato.

Raikkonen terminou em quarto, seguido por Verstappen e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).

O monegasco Charles Leclerc (Sauber), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), e a dupla da Force India, o francês Esteban Ocon e o mexicano Sergio Pérez, completaram a zona de pontos.

No pódio, um constrangido Hamilton ofereceu o troféu de vencedor para Bottas, que recusou.

“Foi de fato um dia difÁ­cil. Valtteri é um real cavalheiro em me permitir passar. Ter uma dobradinha – usualmente estarÁ­amos eufóricos. Valtteri merceu ganhar.. mas hoje foi realmente um esforço da equipe”, declarou Hamilton.

“Um dia difÁ­cil. Um bom resultado enquanto equipe mas pessoalmente como todos viram foi um tanto difÁ­cil. Lewis está lutando pelo campeonato, então sempre temos um plano, mas foi isso.” declarou Bottas.

Hamilton lidera o campeonato com 306 pontos, seguido por Vettel com 256.

A próxima etapa, o GP do Japão, em Suzuka, acontece no dia 07 de outubro.