F1: Lewis Hamilton vence o GP do Canadá

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (12/06) o GP do Canadá, no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, sétima etapa da temporada. Foi a segunda vitória de Hamilton no ano, e 45ª na categoria. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) foi o segundo, seguido pelo finlandês Valtteri Bottas (Williams).

Em uma grande largada, Vettel ultrapassou pelo lado de fora, as duas Mercedes de Hamilton e do alemão Nico Rosberg. Poucos metros depois Rosberg tentou superar Hamilton, com os dois carros se tocando. O lÁ­der da temporada escapou da pista, caindo para a nona posição. O holandês Max Verstappen (Red Bull) vinha em terceiro.

Na 11ª volta o motor Honda da McLaren do britânico Jenson Button estourou. Com o carro pegando fogo, o Safety-Car Virtual foi acionado.

Vettel aproveitou e entrou nos boxes pela primeira vez. Voltando em quarto lugar. Com uma estratégia diferente, Hamilton permaneceu na pista, assumindo a ponta. Sem nenhum problema, Vettel superou as Red Bull do australiano Daniel Ricciardo e Verstappen. Retomando a ponta com a parada de Hamilton nos boxes, na 25ª volta. O tricampeão colocou pneus macios, indicando que iria para apenas uma parada nos boxes.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) ocupava a sétima posição, quando na 37ªÂ  volta, foi obrigado a recolher o carro para a garagem. Devido a um problema na temperatura do carro. Foi o primeiro abandono de Massa no ano. Na mesma volta Vettel fez a segunda parada nos boxes, voltando atrás de Hamilton.

Com pneus mais novos, e consequentemente mais rápido, o alemão começou diminuir a diferença para Hamilton. Mas acabou cometendo um erro na 57ªÂ  volta, praticamente acabando com as chances de recuperar a ponta.

Bottas superou Verstappen pelo terceiro lugar, abrindo uma confortável vantagem. O holandês passou a ser pressionado por Rosberg, que vinha em uma corrida de recuperação. O piloto da Mercedes tentou a ultrapassagem diversas vezes. Com o novato de apenas 18 anos, se defendendo com perfeição até o final.

Hamilton recebeu a bandeirada com cinco segundos de vantagem sobre Vettel. Bottas fechou o pódio. Foi a quinta vitória de Hamilton na pista canadense (2007,2010, 2012 e 2015).

Verstappen foi o quarto, seguido por Rosberg e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari).

Ricciardo, o alemão Nico Hulkenberg (Force India), o espanhol Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) e o mexicano Sergio Pérez (Force India) completaram a zona de pontos.

O brasileiro Felipe Nasr (Sauber) terminou na 18ªÂ  posição.

Rosberg lidera o campeonato com 116 pontos, seguido por Hamilton com 107. Vettel é o terceiro com 78.

A próxima etapa, o GP da Europa, marca a estreia do Azerbaijão na F-1. A prova será no dia 19 de junho, em Baku, capital do paÁ­s europeu.

Final:

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes    70 voltas em 1h31m05s296
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari    +5.0s
3. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +46.4s
4. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG Heuer +53.0ss
5. Nico Rosberg    ALE Mercedes-Mercedes +62.0s
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +63.0s
7. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer +63.6s
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +1 volta
9. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta
11. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta
12. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari    +1 volta
13. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +2 volta
14. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +2 volta
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +2 volta
16. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault    +2 volta
17. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes +2 volta
18. Felipe Nasr    BRA Sauber-Ferrari +2 volta
19. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes +2 volta

Abandonos:

Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 35 voltas   
Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 16 voltas   
Jenson Button GBR McLaren-Honda    9 voltas

Volta mais rápida:

Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m15s599 na volta 60