F1: Moradores de Valência protestam contra prova da F-1

O centro da cidade espanhola de Valência foi palco neste sábado de um protesto contra a realização do Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, marcado para 24 de agosto.

Segundo os organizadores, a manifestação reuniu cerca de 2.500 pessoas. Um documento lido durante o protesto dizia que “o circuito não é uma necessidade nem uma prioridade para nenhum bairro”.


Para os manifestantes, os gastos na construção do circuito de rua fazem com que o “Governo ponha em risco o orçamento” e que a região deve resolver “outros problemas importantes”.


O documento ainda acusa o Governo de “presentear empresários com um circuito feito com dinheiro público”.


A cidade já conta com um autódromo, o Ricardo Tormo, palco de testes da F-1. “Fazer um segundo circuito e a apenas 30km de distância do outro é um desperdício. Ainda mais porque o Ricardo Tormo já toma dois terços do orçamento da região destinado aos esportes”, disse o documento.


Os manifestantes ainda compararam o circuito de rua de Valência com o de Monte Carlo, em Mônaco. A nova pista seria um “paradigma do luxo e da riqueza”, enquanto na cidade “há um número cada vez maior de pessoas que enfrentam dificuldades financeiras no final do mês”.


O protesto também abordou a questão do meio ambiente, alegando que as obras aumentariam o risco de inundações em algumas áreas.


Fonte: EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *