F1: Nico vence GP de Mônaco, após pit stop errado de Lewis Hamilton

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu neste domingo (24/05), o GP de Monaco, em Monte Carlo, sexta etapa da temporada. Foi a terceira vitória consecutiva de Rosberg nas ruas do Principado. O alemão Sébastian Vettel (Ferrari) e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) completaram o pódio.

Pole-position, Hamilton dominava a prova desde a largada. Ele fez a primeira parada nos boxes na 25ª volta. E retornou a pista sem perder a posição.

Contudo um erro da equipe prejudicou o atual campeão Hamilton tinha 15 segundos de vantagem, quando faltando 14voltas para o final, o Safety-Car foi acionado.

O holandês Max Verstappen (Toro Rosso) tentou ultrapassar o francês Romain Grosjean (Lotus) na Saint Devote. O jovem piloto, de apenas 17 anos, errou os carros se tocaram, e em alta velocidade Verstappen foi direito na barreira de proteção. O piloto saiu ileso.

Com o Safety-Car na pista, a Mercedes chamou Hamilton para os boxes, para trocar os pneus supermacios. Rosberg e Vettel ficaram na pista, e Hamilton voltou em terceiro lugar.

A prova recomeçou na 70ª volta (de 78 programadas). Hamilton foi para cima de Vettel, permitindo Rosberg abrir uma confortável vantagem.

Sem conseguir superar o alemão, Hamilton viu a aproximação do australiano Daniel Ricciardo (Red Bull). Ricciardo havia superado o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), e a equipe deu ordens para o russo Daniil Kvyat, que vinha em quarto, deixar o parceiro de equipe passar.

Rosberg levou o carro com tranquilidade até o final, recebendo a bandeirada com 4s4 de vantagem sobre Vettel. Frustrado, Hamilton cruzou em terceiro.

Pelo rádio, a equipe Mercedes pediu desculpas a Hamilton, pelo erro.

No pódio, Rosberg (que se tornou o quarto piloto a vencer três vezes consecutivas em Mônaco), comemorou muito a vitória. Ele se igualou ao brasileiro Ayrton Senna, o britânico Graham Hill e o francês Alain Prost.

Hamilton, com a cara totalmente fechada, apenas cumpriu o protocolo, recebeu o troféu pelo segundo lugar, e foi embora levando a garrafa de champanha.

Sem conseguir alcançar o pódio, Ricciardo, por ordem da equipe, devolveu a posição a Kvyat. Raikkonen foi o sexto.

O mexicano Sergio Pérez (Force India) terminou em sétimo, seguido pelo britânico Jenson Button (McLaren). Foram os primeiros pontos da equipe britânica no ano.

O brasileiro Felipe Nasr (Sauber) fez uma grande prova. Após alinhar na 14ª posição, ele se livrou dos confusões da primeira volta, e depois foi beneficiado por problemas de rivais. E garantiu a nona posição, e mais dois pontos no campeonato.

O espanhol Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso) completou a zona de pontos.

O brasileiro Felipe Massa (Williams) levou um toque do venezuelano Pastor Maldonado (Lotus) logo na volta inicial. E teve que entrar nos boxes, perdendo uma volta. Com o fraco desempenho do carro na pista travada de Mônaco, Massa recebeu a bandeirada na 15ª posição.

Hamilton lidera o campeonato com 126 pontos, dez a mais do que Rosberg.

A próxima etapa do campeonato, o GP do Canadá, em Montreal, acontece no dia 7 de junho.

Final:

1. Nico Rosberg  ALE Mercedes-Mercedes 78 voltas em 1h31m54s067
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari    +4.4s
3. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes    +6.0s
4. Daniil Kvyat  RUS Red Bull-Renault +11.9s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +13.6
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +14.3s
7. Sergio Perez  MEX Force India-Mercedes +15.0s
8. Jenson Button GBR McLaren-Honda +16.0s
9. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +23.6s
10. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault +25.0s
11. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +26.2s
12. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes +28.4s
13. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +31.1s
14. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +45.7s
15. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +1 volta
16. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +2 voltas
17. Will Stevens GBR Manor-Ferrari +2 voltas

Abandonos:

Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault 63 voltas
Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 41 voltas
Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes 5 voltas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *