F1: Projetista de carros de competição vem ao Brasil pela primeira vez

Luigi Colani, que projetou bólidos para a Ferrari e até um carro de Fórmula 1, vem pela primeira vez ao Brasil para participar do ABC | X, nos dias 20 e 21 de setembro

Os fãs da velocidade terão a oportunidade de interagir com um designer alemão que ficou famoso por projetar carros futuristas e remodelar um carro de Fórmula 1 na década de 70. Luigi Colani estará em São Paulo nos dias 20 e 21 de setembro para participar do ABC | X, evento promovido pela ABC Design. Ele foi responsável pela aerodinâmica de carros esportivos, como o Colani Ferrari Testa D’Oro, apresentado em salões do automóvel no final da década de 80, e por remodelar carros de competição, inclusive da Fórmula 1.

Em 1972, a fabricante de trailers Eifelland contratou o designer para reprojetar o March 721 pilotado por Rolf Stommelen. A característica que mais chamava atenção no carro desenhado por Colani era o retrovisor central – uma inovação tratando-se de competições. Os melhores resultados do carro foram dois décimos lugares, nos circuitos de Brands Hatch e Mônaco. A vitória veio em outra categoria: na Fórmula Libre. Com John Watson ao volante, o bólido remodelado por Colani foi campeão na corrida de Phoenix Park, em Dublin, na Irlanda, em setembro de 1972.

Colani, que possui mais de 6 mil obras no portfólio, construídas em 60 anos de carreira, vem ao Brasil pela primeira vez para apresentar a palestra “O Homem é Natureza” e comandar o workshop “Descobrindo na Natureza a Inspiração Criativa”. O designer alemão é fundador do “biodesign”, ou seja, a aplicação de formas da natureza no desenvolvimento de projetos. Seus feitos vão desde a criação de uma coleção de sapatos para Christian Dior a um estudo para tornar mais ergonômico o punho da Canon T90 – design utilizado em grande número de câmeras disponíveis no mercado.

A americana Ellen Lupton também participa do evento, para proferir a palestra “Pensar grande, pensar pequeno: usando o design para ver, fazer e entender” e comandar o workshop Design Thinking. Na atividade, que durará um dia inteiro, os participantes terão a chance de redesenhar um produto, marca ou identidade gráfica. A americana é curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewit National Design Museum e autora de livros referências em teoria e prática do design. “Pensar com Tipos” e “Novos Fundamentos do Design” foram alguns dos títulos publicados no Brasil. Ellen Lupton também atua como coordenadora do programa de Mestrado em design gráfico do Maryland Institute College of Art (MICA), localizado em Baltimore (EUA).

Sobre a ABC Design – A ABC Design, publicação editada pela agência Straub Experience Design, já realizou seis outros eventos da área nos últimos sete anos, reunindo cerca de 4 mil pessoas no total. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já receberam profissionais do calibre de Stefan Sagmeister, conhecido pela criação de capas de álbuns das bandas The Rolling Stones e Aerosmith; e Javier Mariscal, que concorreu ao Oscar 2012 com a animação “Chico e Rita”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *