F1: Razia treina na Lotus, mas corre antes na GP2

Baiano foi confirmado no time malaio com um dia completo no treino para novatos em Abu Dhabi e também na rodada especial da divisão de acesso

O brasileiro Luiz Razia foi confirmado pelo Team Lotus nos testes para novatos da F-1 em Abu Dhabi, marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro. Antes disso, o piloto de 22 anos também participará da rodada dupla especial da GP2, pelo Caterham Team Air Asia, equipe júnior da Lotus, que acontece no mesmo circuito, mas nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

“Acredito que esta é a confirmação de todo o bom progresso que fizemos neste ano e estou muito contente em trabalhar com a equipe novamente. Tivemos um ótimo relacionamento nesta primeira temporada juntos e será bom continuar isso em Abu Dhabi”, comenta o baiano, que fechou o acordo com a equipe nesta sexta-feira na Inglaterra.

“O teste na F-1 é uma grande oportunidade para mim: será um dia inteiro atrás do volante, então poderei extrair muito disso e dar um bom feedback para a equipe. Eles têm muito o que testar para 2012 e estou muito ansioso em me envolver nisso”, analisa Razia, que cumpriu a função de terceiro piloto da Lotus nesta temporada e foi bastante elogiado pelo chefe da equipe de F-1, Riad Asmat.

“Ele foi um jogador chave em nossa campanha de 2011 e ajudou nossa equipe de GP2 a crescer do zero para terminarmos em sexto. Ele também esteve envolvido na F-1 dentro da pista, treinando na China com uma atuação sólida, e fora da pista, nos briefings com os engenheiros em diversas corridas para aumentar sua experiência para aproveitar a F-1 quando tiver chance. Acredito que ele andará extremamente bem na GP2 e na F-1, e todos estamos animados para ver ele completar com sucesso mais este estágio de seu desenvolvimento”, afirma Asmat.

Na GP2, Razia terá como companheiro o norte-americano Alexander Rossi e terá a chance de se redimir, uma vez que sofreu um grave acidente na etapa de abertura da divisão asiática, disputada em fevereiro. “O inÁ­cio da temporada 2011 no circuito de Yas Marina não foi muito bom para mim, e espero não repetir, mas, olhando para trás, tive uma boa exibição aqui em 2010, quando larguei da pole na corrida final e fui segundo. Andei treinando muito recentemente, estou focado e confiante em um fim de semana competitivo”, completa.

O retorno de Razia também foi comemorado pelo lÁ­der do time, Phill Spencer: “Estou muito contente em receber Luiz na nossa equipe para a final em Abu Dhabi. Ele está aqui desde o começo e teve uma temporada positiva conosco. Ele veste a camisa e vem sendo um prazer trabalhar conosco em 2011. Estou confiante em uma corrida forte para terminarmos a temporada em alta.”