F1: Rubens confirma novidades aerodinâmicas da Williams em Barcelona

Equipe do brasileiro trabalhou bastante no “túnel de vento” desde a China.

A Fórmula 1 fez uma pausa de quatro semanas após o GP da China e retorna agora para o GP da Europa, em Barcelona, pista conhecida pela maioria dos pilotos que estão no grid por ser muito utilizada em testes. A prova no circuito da Catalunha (Espanha) será a quinta do mundial de F1 de 2010. São 16 curvas que serão percorridas por 66 voltas neste domingo (9) Á s 9h (horário de BrasÁ­lia).

Rubens Barrichello é o detentor do recorde da pista de 4,65 km de extensão feito no ano passado quando defendia a Brawn GP. Foi do brasileiro também a volta mais rápida da corrida de 2009. Para o seu atual time, a Williams F1, Rubens relata que terá mudanças. “Teremos novidades sim e a esperança é de que o carro possa melhorar, mas é difÁ­cil quantificar. Algumas já vamos utilizar e outras peças vão chegar em cima da hora, provavelmente só no sábado (2)”, ressaltou. “O circuito de Barcelona exige ter um forte acerto aerodinâmico. É uma pista que conheço bem e gosto muito”.

A previsão indica possibilidade de chuva durante a prova, fato comentado por Rubens. “A previsão inicial é de chuva. Nosso carro andou bem nos treinos em Barcelona da pré-temporada, mas, agora com toda a evolução das equipes e após quatro corridas disputadas, a história recomeça. Será importante largar o mais pra frente possÁ­vel, pois as ultrapassagens nessa pista são difÁ­ceis”.

Na sede da equipe Williams em Grove (Inglaterra) foi feito um trabalho intenso durante esse intervalo no “túnel de vento” – simulando as condições aerodinâmicas – buscando a atualização para o FW32. Barrichello também se dedicou muito a preparação fÁ­sica nesse dias sem corrida.

Confira a programação do GP da Europa:

Sexta-feira (7) (horário de BrasÁ­lia)

5h – treino livre 1
9h – treino livre 2

Sábado (8)

6h – treino livre 3
9h – treino classificatório

Domingo (9)

9h – corrida