F1: Sem controle de tração, Massa e rivais temem por segurança

A ausência do controle de tração e outros auxílios eletrônicos aos pilotos preocupa Felipe Massa, que acredita que as pistas molhadas ficarão mais perigosas a partir da próxima temporada, quando a nova regra entrará em vigor. Para o brasileiro da Ferrari, a supressão de tais mecanismos foi um retrocesso em termos de segurança.

“Com certeza, teremos mais acidentes e as corridas na chuva serão muito perigosas”, afirmou o brasileiro à revista Autosport. “Falei com Michael Schumacher e com outros pilotos, e eles me disseram que será mais perigoso do que era no passado. Outra corrida como Fuji seria muito perigosa”, completou o ferrarista, referindo-se ao GP do Japão 2007, quando a chuva dificultou a vida dos pilotos na pista, com direito a derrapadas e acidentes.


Alguns dos pilotos mais respeitados do grid entraram em contato com o diretor de provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Charlie Whiting, para cobrar medidas de segurança quando as pistas estiverem molhadas. Para um deles, David Coulthard, a ausência de controles de tração proporcionará mais acidentes.


“Mesmo com o controle de tração, Fernando Alonso derrapou em Fuji no ano passado. A eletrônica não conseguiu ajudá-lo, e isso irá acontecer cada vez mais sem este mecanismo, pois os motores de Fórmula 1 têm muito torque”, disse escocês, que, no entanto, depositou confiança no trabalho de Whiting.


“Estou tranqüilo quanto ao que Charlie fará. Tenho confiança de que tomará a decisão correta baseado na nossa ajuda e nos nossos conselhos. E por isso que decidimos começar a conversar agora, ao invés de reagir depois da situação”, explica Coulthard.


Contudo, o presidente da FIA, Max Mosley, minimizou a preocupação dos pilotos. Para ele, pistas molhadas serão perigosas sempre, mas os pilotos poderão dar conta do recado.


“É perigoso pois você pode sair da pista com mais freqüência, mas também é menos perigoso pois as velocidades são menores”, declarou o dirigente. “Será mais difícil correr na chuva, mas é sempre difícil correr na chuva, de qualquer maneira. As pessoas esquecem que até os pilotos menos competentes são extremamente bons no que fazem. Isto não causará grandes problemas”, concluiu Mosley.


Fonte: Gazeta Esportiva.Net


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *