F1: Veja as principais mudanças no regulamento para 2007

A FIA divulgou nesta quarta-feira, (18/10), diversas mudança no regulamento para a temporada de 2007, depois da reunião do Conselho Mundial em Barcelona, na Espanha. Veja as principais.

 


Fim do terceiro carro:


 


O terceiro carro, utilizado pelas sete piores equipes do campeonato anterior, nos treinos de sexta-feira foi abolido. Mas o terceiro piloto não foi eliminado de vez. As equipes poderão escolher quais pilotos participaram de cada treino livre.


 


A duas sessões de treinos livres passarão de 60 para 90 minutos.


 


Safety-Car tem novas regras:


 


A entrada do Safey-Car terá novas regras, depois de algumas reclamações por parte dos pilotos, como no GP do Canadá. A vantagem ganha com a aproximação dos carros acabava sendo perdida com a entrada do carro de segurança, pois os retardatários impediam a disputa por posições.


 


São duas as principais modificações. A primeira em relação Á s paradas nos boxes com o Safety-Car na pista. Só será permitido ao piloto parar para trocar pneus e reabastecer depois que todos os carros estejam agrupados sob bandeira amarela.


 


A segunda em relação aos retardatários. Para evitar que os pilotos com uma volta de desvantagem fiquem fisicamente no meio dos lÁ­deres, será permitido que eles ultrapassem o Safety-Car, e se posicionem no final do pelotão.


 


GPS e alerta de luzes:


 


Todos os carros de F-1 serão equipados com GPS (Global Position System), fazendo com que a organização da prova saiba onde cada carro se encontra na pista. Um conjunto de luzes também será instalado nos carros, facilitando a comunicação entre a torre de comando e os pilotos. As bandeiras, vermelha, amarela e azul, poderão ser comunicadas em treinos e corridas. Nas largadas os pilotos poderão informar se algum problema impede o carro de partir.


 


Jogos de pneus:


 


Os jogos de pneus utilizados pelos pilotos nos finais de semana passarão de sete para quatorze. Quatro poderão ser utilizados nos treinos livres de sexta-feira e os outros dez, no sábado e domingo.


 


A Bridgestone, que será a única fornecedora de pneus, não poderá privilegiar nenhuma equipe, tendo que entregar pneus iguais a todos.


 


Motores diferentes na sexta-feira:


 


Nos treinos livres de sexta-feira será permitido as equipes utilizarem um motor diferente, permitindo assim que as equipes possam testar novos componentes, se ma preocupação da confiabilidade da unidade.


 


A restrição do uso do mesmo motor nas temporadas de 2007 a 2010, só vale para o sábado e domingo. Os motores utilizados nas duas últimas etapas deste ano são os que serão utilizados nas próximas quatro temporadas.