F1: Veja o que pode e o que não pode ser comunicado por rádio

A Federação internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma lista do que será permitido ou não ser comunicado por rádio entre o piloto e a equipe durante os Grande Prêmios.

A nova regra foi divulgada na última quinta-feira, proibindo as equipes de usarem o rádio para dar informações que favoreçam o piloto e ajudem no desempenho dos carros durante as corridas. A nova regra já vale para o GP de Cingapura, no próximo final de semana.

Veja a lista:

O que é permitido:

Conferir que o piloto ouviu uma mensagem
Informar tempo de volta ou de setor
Informar tempo de volta de um concorrente
Avisar a diferença para os adversários durante treinos e corridas
Frases como “Acelere”, “Aperte o ritmo” ou mensagens similares
Ajudar com tráfego durante treinos e corridas
Informar a diferença entre os carros na classificação, bem como melhor posicionar o carro para uma volta limpa
Avisar sobre pneu furado
Falar escolha de pneu para o próximo pit stop Informar número de voltas que um concorrente fez com um jogo de pneus durante a corrida Informar escolha de pneus de um concorrente
Informar sobre estratégia de corrida dos concorrentes
Avisar sobre bandeiras amarelas, azuis, entrada do safety car ou outros cuidados a se tomar

O que não é permitido:

Detalhar tempo de setor de um concorrente e onde ele está mais lento ou rápido
Ajudar no ajuste da configuração da unidade de potência
Ajudar no ajuste da configuração do câmbio
Ajudar no aprendizado de marchas do câmbio
Informar o balanço do estado de carregamento das baterias ou ajuste de desempenho
Informar sobre nÁ­vel de combustÁ­vel necessário a ser economizado
Informar sobre temperatura e pressão dos pneus
Informar sobre a configuração do diferencial
Mapear a posição da embreagem para largada e pit stops
Informar sobre mapas ou configurações de embreagem
Informar sobre equilÁ­brio do freio ou configurações do “brake-by-wire”
Avisar sobre desgaste e temperatura dos freios
Seleção da configuração default do piloto (salvo em caso de um problema claramente identificado no carro)
Responder a perguntas diretas do piloto, como por exemplo, “Estou usando o mapeamento de torque correto”?
Passar mensagens que pareçam codificadas