F1: Williams confirma Robert Kubica como piloto em 2019

Kubica disputou com Sergey Sirotkin um lugar na Williams no ano passado, com a dupla treinando em dias alternados no final da temporada de testes de pneus da Pirelli em Abu Dhabi, cenário de sua última corrida com a Renault em 2010.

A Williams finalmente optou por Sirotkin, com Kubica assumindo o papel de piloto reserva e desenvolvimento. O papel proporcionou uma oportunidade para algumas sessões de treinos de sexta-feira, tempo extenso no simulador e tempo para se colocar na equipe enquanto ele pressionava por um retorno às corridas.

Simultaneamente, o piloto continuou um rigoroso programa de reabilitação que estava em andamento há vários anos e finalmente convenceu a Williams de que ele era o piloto certo para estar ao lado do novato George Russell para uma nova formação de pilotos para a Williams na próxima temporada.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que me ajudaram durante o período difícil da minha vida nestes últimos anos”, disse Kubica. “Foi uma jornada desafiadora para voltar à Fórmula 1, mas o que parecia quase impossível agora está começando a parecer possível, já que estou animado em poder dizer que estarei na Fórmula 1 em 2019″.

A diretora da equipe, Claire Williams, acrescentou: “Estou muito feliz em anunciar que Robert será nosso piloto, para fazer parceria com George (Russel) em 2019. Todos nós na Williams ficamos imensamente impressionados com o que ele conquistou, e é um grande crédito à sua força de caráter e tenacidade para retornar à Fórmula 1.”

Kubica fez sua estréia na Fórmula 1 em 2006, e conquistou um total de 12 pódios – incluindo a vitória no Grande Prêmio do Canadá de 2008 – com um melhor resultado em quarto lugar na classificação final dos pilotos.

Os torcedores do polonês não terão que esperar muito pelo seu próximo treino – ele está programado para pilotar no Treino Livre 1 neste fim de semana em Abu Dhabi, e dividir as funções com Russell no teste de pneus pós-corrida da Pirelli no mesmo local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *