F3 Alemã: Com jovem brasileiro no grid, F3 Alemã começa temporada em Oschersleben

Aos 16 anos, Pipo Derani inicia seu segundo campeonato no automobilismo internacional.

O tradicional circuito germânico de Oschersleben abre a temporada 2010 do Campeonato Alemão de Fórmula 3 neste final de semana, e um jovem brasileiro estará no grid, disputando sua segunda temporada no automobilismo: Pipo Derani, de 16 anos, o mais jovem representante do Brasil no esporte a motor internacional. Depois de disputar a Fórmula Renault Norte-Europeia em 2009, Derani sobe de categoria, mantendo-se fiel à estrutura da Motopark Academy, equipe que defendeu no ano passado.
“A Motopark é uma das melhores equipes de Fórmula 3 da Alemanha”, destacou Pipo, que correrá com chassi Dallara, motor Volkswagen e pneus Yokohama. “A estrutura é ótima e a sede do time fica praticamente dentro do autódromo de Oschersleben. Então, podemos alimentar boas expectativas para nossa estreia no campeonato”, afirmou.
A pré-temporada do brasileiro foi, de certa forma, prejudicada pelo rigoroso inverno alemão. Seis dias de testes que estavam agendados para os circuitos de Nurburgring, Oschersleben e Hockenheim foram cancelados em fevereiro por causa da neve. Por isso, a equipe decidiu fazer dois dias de treinos em Varano, na Itália, mas em apenas um foi possível colocar o carro na pista – no dia seguinte, mais neve caiu na região. “E depois conseguimos treinar em Assen (Holanda), Lausitz e novamente em Oschersleben (ambas na Alemanha). O último dia de teste foi muito bom, e pudemos colher várias informações a respeito do acerto do carro”, ressaltou o piloto, que no último treino havia sido o mais rápido da equipe. A Motopark terá cinco pilotos nesta temporada: além de Derani, o time contará o dinamarquês Kevin Magnussen, o sueco Jimmy Ericksson, o angolano Luís Sá Silva e o austríaco Rene Binder.
Pipo diz que sua adaptação do carro da Fórmula Renault para o de Fórmula 3 ocorreu sem problemas – este último sendo cerca de 40 cavalos mais potente. “A adaptação foi bem melhor do que quando guiei o F-Renault pela primeira vez. O carro da Fórmula 3 é mais potente, mas é mais equilibrado também, e isso foi bem a favor do meu estilo de pilotagem. Como tem mais pressão aerodinâmica, é bem mais rápido nas curvas, então gostei bastante”, disse.
A programação do final de semana em Oschersleben começa nesta sexta-feira (9) com dois treinos coletivos e uma sessão livre. No final da tarde acontece a classificação para a primeira corrida da temporada, marcada para o dia seguinte. Sábado (10) acontece a classificação para a segunda corrida e a largada para a primeira bateria. No domingo (11) acontece a segunda corrida que fecha a rodada dupla de abertura da temporada 2010.
“Dá uma ansiedade, mas é completamente normal. O importante é manter a tranquilidade. Nossa pré-temporada não foi do jeito que gostaríamos, mas nos testes finais vimos uma grande evolução, o que nos deixa animados para a estreia”, comentou o mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo europeu.
Programação para a rodada de abertura da F3 Alemã (horário de Brasília):
SEXTA-FEIRA (09/04):
04h00 – 04h55: Teste coletivo 1
06h05 – 07h00: Teste coletivo 2
08h35 – 09h35: Treino livre
12h30 – 13h00: Classificação corrida 1
SÁBADO (10/04): 
04h05 – 04h35: Classificação corrida 2
08h40 – 09h10: Corrida 1
DOMINGO (11/04): 
08h40 – 09h10: Corrida 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *