F3 Alemã: Pipo ganha 11 posições e termina em 4º

Agressivo na primeira volta, brasileiro foi destaque da corrida de abertura da terceira rodada dupla da Fórmula 3 Alemã em Hockenheim.

Pipo Derani sabia que suas chances de pontuar na primeira corrida da terceira rodada dupla do Campeonato Alemão de Fórmula 3 residiam em uma boa primeira volta. E o brasileiro – o mais jovem em atividade no automobilismo europeu – levou o lema “agora ou nunca” ao pé da letra. Largando da 15ª colocação, o piloto da Motopark Academy fechou o primeiro giro em sexto – uma melhora de nove posições, portanto.
“Eu sabia que se quisesse marcar pontos, eu teria que usar de muita agressividade na primeira volta, aproveitando enquanto o pelotão ainda estivesse compacto”, disse Derani, que recebeu a bandeirada na quarta colocação – o segundo melhor estreante na prova. “Então eu fiz isso, e apesar de o carro estar bem difícil de guiar, no decorrer da prova ele foi melhorando, tanto que meus tempos foram mais baixos na metade final da corrida”, apontou Pipo, que é o quarto colocado no campeonato de estreantes, com 21 pontos. O líder é o dinamarquês Kevin Magnussen, com 44. O vencedor da corrida foi o alemão Nico Monien.
Quando estava em quinto, o brasileiro de 16 anos herdou a quarta colocação depois que o então líder da prova, o alemão Daniel Abt, foi punido por cortar uma curva. Após cumprir um drive-through, o piloto voltou exatamente atrás de Derani, que soube suportar a pressão do competidor que marcou a melhor volta da corrida.
“O Abt estava muito rápido e me pressionava bastante. Tanto que em duas voltas, na curva do grampo (hairpin), ele chegou a me ultrapassar, mas consegui fazer o ‘xis’ nas duas tentativas dele e me mantive à frente”, descreveu.
A segunda corrida da rodada acontece neste domingo (30) às 8h30 (de Brasília) e o piloto da Motorpark Academy largará da 13ª colocação, resultado do segundo treino classificatório, que foi disputado na manhã deste sábado (29). A pole ficou com o holandês Stef Dusseldorp. A estratégia do brasileiro com seu Dallara-Volkswagen é a mesma. “A primeira volta foi a chave para um bom resultado, então a estratégia amanhã é a mesma. Tenho que partir para cima logo no começo e conquistar o máximo de posições possível”, afirmou.
Confira os dez melhores da primeira corrida:
1. Nico Monien (Alemanha) – 25min59s288 
2. Kevin Magnussen (Dinamarca) – a 01s646 
3. Tom Dillmann (França) – a 02s941 
4. Pipo Derani (Brasil) – a 15s582 
5. Daniel Abt (Alemanha) – a 16s046 
6. Jimmy Eriksson (Suécia) – a 17s724 
7. Marco Sörensen (Dinamarca) – a 18s919 
8. Markus Pommer (Alemanha) – 20s533 
9. Nikolay Martsenko (Rússia) – a 29s304 
10. Alon Day (Israel) – a 33s427
Confira a pontuação do campeonato de estreantes:
1. Kevin Magnussen (Dinamarca) – 44 
2. Daniel Abt (Alemanha) – 40 
3. Jimmy Eriksson (Suécia) – 22 
4. Pipo Derani (Brasil) – 21 
5. Marco Sörensen (Dinamarca) – 15 
6. Alon Day (Israel) – 15 
7. Felix Rosenqvist (Suécia) – 12 
8. Rene Binder (Áustria) – 11 
9. Kevin Friesacher (Áustria) – 6 
10. Luís Sá Silva (Angola) – 5 
11. Riccardo Brutschin (Alemanha) – 2 
12. Sandro Zeller (Suíça) – 1
13. Aleksi Tuukkanen (Finlância) – 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *