F3 Alemã: Rafael Suzuki é o quinto do grid neste domingo na Alemanha

Piloto brasileiro ficou a menos de 15 milésimos da terceira colocação em Oschersleben.

 brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) mostrou rápida adaptação ao circuito de Oschersleben e anotou neste sábado (10/05) a quinta colocação para largada da quarta etapa do Campeonato Alemão de Fórmula 3, um dos mais importantes da categoria em todo o mundo. “Além de eu não ter encontrado os mesmos problemas que tive na classificação de ontem, conseguimos alcançar uma excelente aderência com pneus novos”, afirma o piloto de 20 anos. A corrida acontece neste domingo, a partir das 10h35 (horário de BrasÁ­lia).


 


A estratégia de Rafael Suzuki para a corrida é largar bem e garantir uma boa posição nas primeiras voltas. “Queremos virar rápido logo no começo da prova. Vamos fazer um acerto no carro bem agressivo, para que eu esteja veloz e possa brigar na frente nas primeiras voltas”, garante. Pelas caracterÁ­sticas do circuito, o piloto acredita que é necessário ousar logo no inÁ­cio. “Aqui é muito difÁ­cil de ultrapassar, os pontos de ultrapassagem praticamente não existem. Por isso, tudo vai depender muito da largada e da primeira volta”, explica o titular da Performance Racing.


 


Terceira etapa


 


Pouco tempo depois de garantir um lugar na terceira fila para a corrida de domingo, o piloto da SVLabs voltou Á  pista para a disputa da primeira corrida da rodada dupla em Oscherleben, válida pela terceira etapa da competição. Numa prova pouco movimentada, Suzuki, que largou na 10ª posição, cruzou a linha de chegada em nono. “Como os pontos de ultrapassagem são muito raros, quase tudo se definiu logo no começo”, afirma.


 


Na largada o carro do brasileiro patinou bastante e ele perdeu duas posições, que foram recuperadas ainda na primeira curva. “As retas são curtas e quase todas as curvas são alta. Ninguém passa ninguém. E não dá pra ficar no vácuo de quem vai Á  frente, perde-se muita pressão aerodinâmica”, ressaltou Suzuki. No final da corrida, quando os carros foram perdendo a aderência, Suzuki fez uma manobra arriscada e conseguiu ultrapassar um adversário na parte de fora da curva 1. “Não dava pra fazer mais do que isso, mas no final o ritmo estava bom. Fiz minha melhor passagem quando o pneu tinha 40 voltas de uso”, concluiu o piloto.


 


A vitória ficou com o austrÁ­aco Gerhard Tweraser, que assumiu a liderança do certame com 21 pontos. Rafael agora ocupa a sexta posição no campeonato, com nove pontos ganhos.


 


Assim ficou a classificação da corrida deste sábado:


 


1) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 18 voltas em 25min17s820;


2) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, a 6s994;


3) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, a 7s730;


4) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, a 13s971;


5) Frédéric Vervisch/BEL, Dallara F307/Opel, a 15s244;


6) Rahel Frey/SUI, Dallara F307/Volkswagen, a 21s190;


7) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, a 21s530;


8) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, a 24s399;


9) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, a 28s115;


10) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, a 29s062.


 


Estes foram os 10 mais rápidos na classificação para a quarta etapa da F3 Alemã:


 


1) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 1min21s519;


2) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 1min21s816;


3) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 1min22s034;


4) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 1min22s044;


5) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 1min22s047.


6) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F 307/Honda, 1min22s590;


7) Frédéric Vervisch/BEL, Dallara F307/Opel, 1min22s627;


8) Hamed Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 1min22s635;


9) Rahel Frey/SUI, Dallara F307/Volkswagen, 1min22s892;


10) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, 1min22s905.


 


Confira os 10 primeiros do campeonato após 3 etapas:


 


1) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 21 pontos;


2) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F 307/Honda, 18 pontos;


3) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 18 pontos;


4) Frédéric Vervisch/BEL, Dallara F307/Opel, 10 pontos;


4) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 10 pontos;


6) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 9 pontos;


7) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 8 pontos;


8) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 7 pontos;


9) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, 6 pontos;


10) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 4 pontos.