F3 Alemã: Rafael Suzuki larga na 5ª fila na corrida inicial na Alemanha

Brasileiro quer se manter entre os primeiros da competição.

Nesta sexta-feira (09/05) foi definido o grid de largada para a 3ª etapa do Campeonato Alemão de Fórmula 3, um dos mais importantes da categoria no mundo. O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs), que faz sua temporada de estréia na competição, vai largar na quinta fila, após anotar o décimo tempo entre os 27 pilotos que participaram da sessão. “Foi bastante difÁ­cil. Além de eu e a equipe não conhecermos a pista previamente, ainda tive problemas mecânicos e pequei tráfego na classificação. Por tudo isso, acho que ficar apenas meio segundo atrás do terceiro colocado foi muito bom e estou otimista em melhorar durante a corrida”, comenta. A corrida acontece no sábado (10/05), no Autódromo de Oschersleben, a partir das 11h45 (horário de BrasÁ­lia).


 


Logo no começo da classificação Rafael Suzuki teve seu desempenho comprometido por causa de um problema com a carenagem da cobertura do motor de seu Dallara F307/Opel. “Ela ficava se soltando e prejudicou minhas voltas iniciais. Perdi todo o começo do treino com isso”, lembra o titular da Performance Racing. Restando 10 minutos para o final do treino, o paulista voltou a pista, e dessa vez o tráfego foi o grande vilão. “No final todo mundo vai pra pista e só consegui dar uma volta boa de verdade, e já com o pneu gasto. Amanhã tem tudo pra ser melhor”, conta. Para a corrida seus objetivos já estão bem definidos. “Não há muitos pontos de ultrapassagem aqui. Espero me livrar de acidentes na largada, pontuar bem e me manter entre os primeiros do campeonato”, afirma o 4º colocado na competição, com nove pontos ganhos.


 


Tanto Suzuki quanto sua equipe estão andando pela primeira vez no circuito de Oschersleben. Além da dificuldade natural do primeiro contato com a pista, o traçado possui bastante variação de curvas de alta e de baixa sem retas longas, totalmente diferente que encontraram em Hockenheim, durante a rodada dupla inicial do certame. â€œÉ tudo novo, como se fosse a primeira corrida. Como não testamos na pré-temporada, não temos nenhum parâmetro para achar o acerto básico aqui. Mas estamos evoluindo e a tendência é crescer”, garante o piloto da SVLabs.


 


Outro fator fundamental para encontrar o acerto ideal na Fórmula 3 Alemã é a sintonia entre o corro e os pneus. Tanto que Rafael trocou algumas palavras com o responsável técnico da Yokohama, fornecedora dos compostos para o campeonato. “Eu conversei com ele para pegar mais informações, porque o ajuste ideal desse carro depende muito dos pneus. Acho que depois desse papo poderemos adequar mais nosso equipamento aos compostos”, conclui. A corrida válida pela 4ª etapa da temporada, que completa a rodada dupla do fim de semana, acontece no domingo (11/05).


 


Confira os 10 primeiros da classificação para a corrida deste sábado:


 


1) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 1min22s224;


2) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 1min22s580;


3) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F 307/Honda, 1min23s189;


4) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 1min23s233;


5) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 1min23s257;


6) Frédéric Vervisch/BEL, Dallara F307/Opel, 1min23s292;


7) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Opel, 1min23s311;


8) Hamed Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 1min23s607;


9) Sergey Chukanov/RUS, Dallara F307/Opel, 1min23s723;


10) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 1min23s724.