F3 Asiática: Rafael Suzuki larga da primeira fila na abertura do Super Racing Festival nas Filipinas

O piloto paulistano vai disputar seis corridas em três dias consecutivos no circuito de Batangas.

O paulista Rafael Suzuki (SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt) começou muito bem a supermaratona de seis corridas que encerra a temporada 07/08 da Fórmula 3 Asiática, um dos principais certames de monopostos do Oriente. No treino classificatório nesta quinta-feira (27/03) o brasileiro manteve seu bom desempenho no circuito de Batangas, nas Filipinas, e garantiu a fila dianteira no grid de largada para a primeira prova do fim de semana. “Eu consegui fazer um tempo bom e andar rápido no final da classificação, mas aí começou a chover e ficou impossível de buscar a pole”, declara o terceiro colocado na competição. Será o chamado Super Racing Festival, que além de válido pelas 13ª a 18ª etapas da competição, conta com uma premiação paralela toda especial. A 13ª etapa acontece nesta sexta-feira, a partir das 00h30 do horário de Brasília.


Rafael Suzuki começou bem o dia e foi o mais rápido nas duas sessões de treinos livres. “No primeiro nós testamos acerto para a classificação com pneus novos, e no segundo fizemos um simulado de corrida. Em ambos fomos muito bem”, afirma. Para a classificação, o brasileiro tinha dois jogos de pneus disponíveis, mas encontrou muitos problemas com o primeiro deles. “Tinha alguma coisa errada, o carro não “entrava” nas curvas, estava muito estranho. Eu insisti por algumas voltas, esperando ter mais aderência, mas não aconteceu nada”, revela. Na seqüência, o piloto do Team Goddard decidiu utilizar o segundo jogo de pneus e os resultados vieram. “Virei sete décimos mais rápido logo na primeira volta e comecei a brigar pela pole. Mas logo depois começou a cair uma verdadeira tempestade e não tive tempo para melhorar minha marca”, lamentou. A pole ficou com o belga Fredéric Versvisch, líder do campeonato.


O representante da SVLabs/MeuCarro.jp/Shutt acredita que pode brigar pela vitória amanhã, e já aponta seus principais adversários. “O Vervisch é muito experiente e sempre tem um ritmo ótimo e será o principal adversário novamente. Mas os ingleses Matt Howson e Ed Pead estão muito próximos. Tudo depende das três primeiras voltas”, garante. Devido ao forte calor que faz na região de Batangas, Suzuki acredita que manter um bom ritmo de prova será fundamental para galgar bons resultados. “Além de poupar o equipamento, ter um carro bom para andar com os pneus fervendo é essencial. Está muito, muito quente aqui”, garante.


O Super Racing Festival também abrigará dois torneios paralelos, inclusive com premiação e troféus separados do Campeonato Asiático de F-3, para quem fizer mais pontos para o “Asian Formula Three Trophy” e o “AF3 Trophy Champion Driver”. O grid de largada para a segunda prova desta sexta-feira será definido de acordo com o resultado da 13ª etapa. As demais provas do fim de semana seguem o mesmo formato das rodadas passadas. Na primeira corrida de cada dia os pilotos largam de acordo com a média das colocações do dia anterior. Já na prova complementar, leva-se em conta apenas o resultado da primeira corrida do dia.


Confira os horários das corridas que encerram a temporada da F3 Asiática (Horário de Brasília):


Sexta-feira, 28/03
00h30 – Largada para a 13ª etapa
03h30 – Largada para a 14ª etapa


Sábado, 29/03
00h30 – Largada para a 15ª etapa
03h30 – Largada para a 16ª etapa


Domingo, 30/03
00h30 – Largada para a 17ª etapa
03h00 – Largada para a 18ª etapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *