F3 Asiática: Rafael Suzuki termina em terceiro no Campeonato Asiático

Brasileiro conquistou uma vitória, uma pole positions e doze pódios em sua primeira temporada completa de Fórmula 3, e ainda foi vice-campeão nos torneios Asian Formula Three Trophy e AF3 Trophy Champion Driver.

Com mais dois pódios conquistados neste domingo (30/3), através de dois segundos lugares em Batangas, nas Filipinas, o brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs/ MeuCarro.jp/ Shutt) finalizou o Campeonato Asiático de Fórmula 3 na terceira posição. “Aprendi bastante, fiz um campeonato europeu de Fórmula 3 na Ásia, pois meus concorrentes eram praticamente todos de lá, e conquistei excelentes resultados para um novato. Estou muito feliz e orgulhoso”, comemorou o paulista, que conquistou uma vitória, uma pole position e subiu 12 vezes no pódio em 18 provas.


 


Na penúltima etapa Rafael Suzuki largou da segunda posição e fez uma largada cautelosa, pois sua equipe não conseguiu solucionar o problema com a embreagem de seu carro. Por isso, caiu para terceiro e teve que brigar muito para alcançar a vice-liderança da corrida, conquistada com muita ousadia. “Peguei o vácuo do Matt Howson e ele ficou me fechando por três voltas. Então, na quinta volta perdi a minha paciência, e botei por fora na curva 1. Passei com o carro todo atravessado, foi bonito”, contou o piloto de 20 anos de idade. Com a vantagem que o belga Fredéric Vervisch (Team Goddard) havia aberto, ele recebeu a bandeirada de vitória com uma vantagem segura.


 


No encerramento do Campeonato Asiático de F-3 Suzuki largou bem na primeira fila e conseguiu assumir a liderança na curva 1, mas Vervisch deu o troco na saída. Os dois andaram próximos até na penúltima passagem, quando o brasileiro perdeu tempo na ultrapassagem de dois retardatários e não conseguiu alcançar o belga, que venceu novamente. “Eu estava muito motivado e por isso o dia foi muito positivo. Foi o meu melhor dia na Fórmula 3 asiática. Só tenho o que agradecer ao Team Goddard, que sempre me deu um carro bom, e tiveram a preocupação de me orientar neste início de carreira”, assinalou o representante da SVLabs/ MeuCarro.jp/ Shutt. 


 


Rafael Suzuki ainda pôde comemorar a segunda colocação no “Asian Formula Three Trophy” e “AF3 Trophy Champion Driver”, certames paralelos ao campeonato asiático, compostos pelas seis últimas provas, disputadas no final de semana nas Filipinas. “Foi um prêmio por toda a minha dedicação, persistência, e até cansaço. Fui bastante cumprimentado, o que me dá forças para continuar minha carreira na Ásia ou na Europa. Volto agora para o Brasil para planejar com meus patrocinadores o próximo passo que daremos”, explicou o atual campeão da Copa Petrobras de Kart, que neste mês completou um ano desde que estreou em monopostos, na Fórmula São Paulo.


 


Confira o resultado da 17ª etapa da F3 Asiática


 


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;


2°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;


3°) Matthew Howson (PTRS), Inglaterra;


4°) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra;


5º) Leonardo Valois (Aran Racing), Colômbia;


6°) Rolando Hermoso (Speedtech), Filipinas.


 


Assim ficou a 18ª etapa da F3 Asiática


 


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica;


2°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil;


3°) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra;


4°) Rolando Hermoso (Speedtech), Filipinas.


5º) Peter Kalpakiotis (Goddard), Grécia;


6º) Leonardo Valois (Aran Racing), Colômbia.


 


O Campeonato Asiático de F-3 terminou assim após 18 etapas:


 


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica, 322 pontos;


2°) Matthew Howson (PTRS), Inglaterra, 239;


3°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 221;


4°) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrain, 126;


5º) Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda, 47;


6º) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra, 64;


7º) Leonardo Valois (Aran), Colombia, 38;


8°) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34;


8º) Roland Hermoso (Speedtech), México, 34;


10º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra, 30;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *