F3 Brazil Open: William Buller é o campeão

Uma manhã de domingo de muito sol coroou a prova de encerramento da primeira edição do F3 Brazil Open, o aberto brasileiro de verão da Fórmula 3, categoria mundial que é considerada uma das mais importantes na formação dos pilotos de competição. Na pista, todas as atenções estavam voltadas para a disputa entre o brasileiro André Negrão e o norte-irlandês William Buller. Os dois polarizam a disputa pelo título do torneio desde o início dos treinos livres e chegaram à grande final dividindo a primeira fila no grid de largada. Negrão, que havia vencido as duas provas de ontem, tinha o privilégio de partir na pole position. Já Buller, vencedor da primeira etapa, terceiro colocado na segunda e segundo colocado na terceira, partiria ao lado do brasileiro na primeira fila do grid.

Os dois pilotos largaram bem e dividiram o Esse, com Negrão mantendo a ponta. Apesar do revés inicial, Buller partiu decidido em busca da liderança. Tentou por fora no final da reta oposta e na entrada do miolo, sendo contido com precisão por André Negrão. O norte-irlândes, entretanto, insistiu na perseguição e contornou a junção colado no carro da Cesário Fórmula pilotado pelo brasileiro. Com ajuda do vácuo na entrada da reta de Interlagos, Buller posicionou-se por dentro logo após a entrada dos boxes. Negrão ainda tentou mais uma vez se defender diminuindo o espaço para o oponente e retardando a freada no final da reta, mas Buller não se entregou e pulou na frente na segunda perna do Esse do Senna.

Daí para frente, o norte-irlandês de apenas 17 anos desfrutou do execelente acerto do DallaraF309 da Hitech Racing e imprimiu um ritmo muito forte, abrindo vantagem volta após volta e marcando inclusive a melhor passagem da prova, no 10º giro. Negrão bem que tentou no início, mas não conseguia acompanhar o ritmo de Buller. Briga muito boa pela terceira colocação, entre o brasiliense Yann Cunha e o paulista Bruno Andrade, que aproveitou o Open para fazer a sua estréia na categoria A da Fórmula 3.

Após pouco mais de trinta minutos de prova, William Buller cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com pouco mais de oito segundos de vantagem para o campineiro André Negrão, vice-campeão do torneio. Cunha levou a melhor na briga pela terceira posição, deixando Bruno Andrade no quarto posto. O italiano Vittorio Ghirella encerrou a prova em quinto lugar. Na categoria B, o título ficou com Leandro Florenzo, da equipe RC3 Bassani, seguido pelo mineiro Fernando Resende, da Cesário Fórmula.

Festival de Verão

Este foi o segundo título de Buller em um mês e meio. Em dezembro, o norte-irlandês já havia faturado o GP de Macau de Fórmula BMW, quando um de seus principais concorrentes foi o também brasileiro Felipe Nasr. Os dois voltarão a se encontrar na F3 Britânica a partir de abril. Adriano Buzaid e Gabriel Dias, que estiveram em Interlagos prestigiando o evento, também serão adversários de Buller na série britânica.

Para a Hitech Racing o F3 Brazil Open marcou a primeira conquista da equipe em solo brasileiro. O time inglês montou uma filial em Curitiba no final do ano passado e fez sua estreia aqui mesmo, em Interlagos, na preliminar do GP Brasil, com o austríaco Walter Grubmuller. O time garante que alinhará no grid da F3 Sul-Americana com dois carros na atual temporada.

Resultado final – F3 Brazil Open 2010

1 – William Buller – Hitech Racing – 30min59s806

2 – André Negrão – Cesário Fórmula – a 8s848

3 – Yann Cunha – Bassan Motorsport – a 13s638

4 – Bruno Andrade – Razia Sports – a 14s771

5 – Vittorio Ghirelli – Cesário Fórmula – a 31s950

6 – Leandro Florenzo – RC3 Bassani – a 54s877

7 – Fernando Resende – Cesário Fórmula – a 1 volta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *