F3 Britânica/Européia: Raffaele Marciello vence as duas provas em Pau

As ruas da cidade de Pau, na França, receberam neste final de semana os carros da F-3 Européia e da F-3 Britânica. Foram disputadas a 2ª etapa do certame europeu e a 3ª do britânico. O italiano Raffaele Marciello (Prema), que disputa a F-3 Europeia, venceu as duas provas.

Prova 1:

No sábado (12/05), Marciello alinhou na pole-position e venceu de ponta a ponta. O italiano teve seu parceiro de equipe, o espanhol Daniel Juncadella, como principal adversário no começo da prova.

Na 8ª volta, Juncadella se envolveu em um toque com o retardatário alemão Pascal Wehrlein (Mucke) abandonando.  O Safety-Car foi acionado.

Após a relargada Marciello manteve a ponta, aumentando volta a volta a vantagem sobre o malaio Jazeman Jaafar (Carlin) da F-3 Britânica. O britânico Alex Lynn (Fortec) completou o pódio geral, sendo 2º na F-3 Britânica.

O sueco Felix Rosenqvist (Mucke) terminou em 4º, sendo 2º na F-3 Européia. Quinto colocado, o britânico Jack Harvey (Carlin) completou o pódio da F-3 Britânica. O norte-americano Michael Lewis (Prema), 10º no geral, fechou o pódio da F-3 Européia.

Entre os brasileiros, Pietro Fantin (Carlin) foi 14º no geral e 9º na F-3 britânica.     Pipo Derani (Fortec), da F-3 Britânica, abandonou.

Final, prova 1:

1 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 23 voltas em 29’54″589
2 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 6″734 *
3 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) – Fortec – 8″057 *
4 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 8″813
5 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 12″329 *
6 – Carlos Sainz (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 15″351 *
7 – Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 16″099 *
8 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – Fortec – 16″928 *
9 – Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Double R – 23″716 *
10 – Michael Lewis (Dallara-Mercedes) – Prema – 24″465
11 – Hannes Van Asseldonk (Dallara-Mercedes) – Fortec – 25″155 *
12 – Sven Muller (Dallara-Mercedes) – Prema – 25″498
13 – Tom Blomqvist (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 27″434
14 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 28″120 *
15 – Nick McBride (Dallara-Nissan) – T Sport – 29″738 *
16 – Geoff Uhrhane (Dallara-Mercedes) – Double R – 36″887 *
17 – Spike Goddard (Dallara-Mugen) – T Sport – 37″434 *
18 – Sandro Zeller (Dallara-Mercedes) – Zeller – 39″384
19 – Andrea Roda (Dallara-Mercedes) – Prema – 1 volta

Volta mais rápida: Raffaele Marciello 1’11″070

Abandonos:

Emil Bernstorff (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 0 volta
Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Prema – 8 voltas
Pascal Wehrlein (Dallara-Mercedes) – Mucke – 8 voltas
Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Fortec – 12 voltas

* Pilotos da F-3 Britânica

Prova 2:

No domingo (13/05), Marciello venceu novamente de ponta a ponta, após sair da pole. O espanhol Carlos Sainz Jr. (Carlin), Jaafar e Juncadella fizeram um bom duelo pela segunda posição. Os três cruzaram a linha de chegada, separados por apenas um segundo.

Sainz Jr. foi o 2º, vencendo pela F-3 britânica. Jaafar terminou em 3º no geral (2º na F-3 Britânica). Juncadella, 4º no geral, foi o 2º na F-3 Européia.

Derani chegou em 5º, após Rosenqvist escorregar em uma curva. O brasileiro completou o pódio da F-3 Britânica, com o sueco fechando o da F-3 Européia. Fantin foi o 12º no geral, sexto na F-3 Britânica.

A próxima etapa do FIA European F-3, a terceira do ano, acontece em Brands Hatch, na Inglaterra, entre os dias 19 e 20 de maio.

Juncadella e Sainz dividem a liderança do campeonato com 62 pontos. Marciello com 58, é o 3º.

A próxima etapa da F-3 Britânica, a quarta do ano, acontece em Autódromo de Rockingham, na Inglaterra, entre os dias nove e dez de junho.

Sainz lidera o Britânico com 104 pontos, três a mais do que Jaafar. Derani é o 6º com 61 e Fantin o 8º com 48.

Final, prova 2:

1 – Raffaele Marciello (Dallara-Mercedes) – Prema – 33 voltas em 40’02″512
2 – Carlos Sainz (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 13″129 *
3 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 13″817 *
4 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Prema – 14″190
5 – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Fortec – 15″797 *
6 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Mucke – 16″500
7 – Alex Lynn (Dallara-Mercedes) – Fortec – 17″510 *
8 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 19″062 *
9 – Pascal Wehrlein (Dallara-Mercedes) – Mucke – 19″835
10 – Sven Muller (Dallara-Mercedes) – Prema – 20″939
11 – Michael Lewis (Dallara-Mercedes) – Prema – 21″861
12 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 34″069 *
13 – Emil Bernstorff (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 37″861
14 – Nick McBride (Dallara-Nissan) – T Sport – 54″307 *
15 – Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Double R – 57″908 *
16 – Sandro Zeller (Dallara-Mercedes) – Zeller – 1 volta
17 – Duvashen Padayachee (Dallara-Mugen) – Double R – 1 volta *
18 – Geoff Uhrhane (Dallara-Mercedes) – Double R – 1 volta *
19 – Felix Serralles (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2 voltas *
20 – Spike Goddard (Dallara-Mugen) – T Sport – 2 voltas *
21 – Richard Goddard (Dallara-Honda) – T-Soprt – 2 voltas *
22 – Tom Blomqvist (Dallara-Volkswagen) – MaCon – 2 voltas

* Pilotos da F-3 Britânica

Volta mais rápida: Raffele Marciello 1’11”410

Abandonos:

Hannes Van Asseldonk (Dallara-Mercedes) – Fortec – 13 voltas
Harry Tincknell (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 9 voltas
Andrea Roda (Dallara-Mercedes) – Prema – 1 volta