O finlandês Mika Maki, da Mucke e o holandês Renger Van der Zande, da Prema, foram os vencedores da rodada de abertura da F-3 Européia, em Hockenheim, na Alemanha.
Na sábado (12/04), Maki venceu pela primeira vez, com o norte-americano Charlie Kimball, da Prema, em 2º com o italiano Edoardo Mortara, da Signature, fechando o pódio.
Maki foi beneficiado pelo abandono do lÁder, o alemão Nico Hülkenberg, da ART, que largou na pole-postion, mas abandonou com problemas no motor.
O inglês Jon Lancaster, da ART, foi levado ao hospital depois de capotar violentamente com seu carro na disputa pela 6º posição com o francês Jean Karl Vernay, da da Signature. Lancaster sofreu pequenos ferimentos nas pernas, o que o impossibilitaria de guiar o carro e principalmente frear com eficiência. O piloto não foi liberado para a disputa da segunda prova.
Com a inversão dos oito primeiros colocados para a prova de domingo (13/04), Van der Zande garantiu a pole-position.
Fazendo uso da pole Van der Zande dominou a prova, liderando até a bandeirada final. O alemão Christian Vietoris, da Mucke e Mortara completaram o pódio.
Na largada Kimball ficou parado sendo acertado pelo alemão Jens Klingmann, da R.C. Motorsport e pelo holandês Henki Waldschmidt, da SG Formula. O safety-car ficou na pistapor tres voltas, até os detritos serem recolhidos da pista.
Vencedor da etapa anterior, Maki abandonou depois de uma colisão com Karl Vernay.
Maki e Mortara lideram o campeonato com 10 pontos.
A próxima etapa acontece em Mugello, na Itália, entre os dias 02 e 04 de maio.
Final, prova 1:
1 – Mika Maki (Dallara-Mercedes) – Mucke – 23 voltas em 41’28″816
2 – Charlie Kimball (Dallara-Mercedes) – Prema – 1″464
3 – Edoardo Mortara (Dallara-Volkswagen) – Signature – 6″756
4 – Franck Mailleux (Dallara-Volkswagen) – Signature – 7″849
5 – Jean Karl Vernay (Dallara-Volkswagen) – Signature – 8″471
6 – Maximilian Gotz (Dallara-Volkswagen) – RC – 10″798
7 – Christian Vietoris (Dallara-Mercedes) – Mucke – 13″004
8 – Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) – Prema – 13″653
9 – Erik Janis (Dallara-Mercedes) – Mucke – 16″112
10 – Sam Bird (Dallara-Mercedes) – Manor – 17″739
11 – Yann Clairay (Dallara-Mercedes) – SG – 18″444
12 – James Jakes (Dallara-Mercedes) – Manor – 18″828
13 – Kodai Tsukakoshi (Dallara-Mercedes) – Manor – 19″228
14 – Daniel Campos (Dallara-Mercedes) – HBR – 19″994
15 – Rodolfo Gonzalez (Dallara-Mercedes) – Carlin – 20″622
16 – Richard Philippe (Dallara-Mercedes) – Carlin – 21″694
17 – Martin Plowman (Dallara-Volkswagen) – RC – 28″488
18 – Stefano Coletti (Dallara-Volkswagen) – Signature – 29″186
19 – Niall Breen (Dallara-Mercedes) – Manor – 29″743
20 – Basil Shaaban (Dallara-Mercedes) – HBR – 33″901
21 – Michael Klein (Dallara-Mercedes) – Zeller – 1 volta
Volta mais rápida: Mika Maki 1’35″108
Abandonos:
Jules Bianchi – 14 voltas
Jens Klingmann – 13 voltas
Tom Dillmann – 13 voltas
Nico Hulkenberg – 12 voltas
Dani Clos – 7 voltas
Jon Lancaster – 6 voltas
Kazuya Oshima – 4 voltas
Henki Waldschmidt – 0 voltas
Final, prova 2:
1 – Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) – Prema – 24 voltas em 41’20â€092
2 – Christian Vietoris (Dallara-Mercedes) – Mucke – 4“556
3 – Edoardo Mortara (Dallara-Volkswagen) – Signature – 5â€999
4 – Franck Mailleux (Dallara-Volkswagen) – Signature – 7â€315
5 – Yann Clairay (Dallara-Volkswagen) – Signature – 10â€090
6 – Sam Bird (Dallara-Mercedes) – Manor – 10â€649
7 – Dani Clos (Dallara-Mercedes) – Prema – 11â€168
8 – Maximilian Gotz (Dallara-Volkswagen) – RC – 13â€286
9 – Kodai Tsukakoshi (Dallara-Mercedes) – Manor – 14â€172
10 – Erik Janis (Dallara-Mercedes) – Mucke – 15â€334
11 – James Jakes (Dallara-Mercedes) – ART – 17â€119
12 – Rodolfo Gonzalez (Dallara-Mercedes) – Carlin – 18â€143
13 – Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) – ART – 18â€752
14 – Daniel Campos (Dallara-Mercedes) – HBR – 25â€045
15 – Tom Dillmann (Dallara-Mercedes) – SG – 26â€874
16 – Michael Klein (Dallara-Mercedes) – Zeller – 28â€064
17 – Richard Philippe (Dallara-Mercedes) – Carlin – 29â€109
18 – Basil Shaaban (Dallara-Mercedes) – HBR – 29â€892
19 – Niall Breen (Dallara-Mercedes) – Manor – 36â€695
20 – Kazuya Oshima (Dallara-Mercedes) – Manor – 40â€422
21 – Stefano Coletti (Dallara-Volkswagen) – Signature – 1’26â€574
Volta mais rápida: Dani Clos 1’34â€289
Abandonos:
Jean Karl Vernay – 21 voltas
Nico Hulkenberg – 20 voltas
Mika Maki – 20 voltas
Martin Plowman – 10 voltas
Charlie Kimball- 0 voltas
Jens Klingmann – 0 voltas
Henki Waldschmidt – 0 voltas
Campeonato:
1.Maki e Mortara 10;
3.Kimball, Mailleux 8;
5.Van der Zande, Vietoris 7;
7.Vernay 4;
8.Gotz 3;
9.Clairay 2;
10.Bird, Hulkenberg 1.