F3 Européia: Valência é o desafio deste fim de semana

Fábio Beretta vai conhecer mais uma pista européia. Preocupação com o calor é grande.

Neste fim de semana (28 e 29 de junho) será realizada no Circuito Ricardo Tormo, em Valencia, Espanha, a 4ª e 5ª etapas do Campeonato Europeu de Fórmula 3000. Depois da etapa única de SPA-Francorchamps, os pilotos voltam a disputar uma rodada dupla. O piloto Fábio Beretta (Combustíveis Belém/STC Têxtil/Unimed Seguros) que este ano estréia na competição pela equipe Elk Motorsport vai conhecer mais uma pista européia. A expectativa é grande. Mas também existe a preocupação com o forte calor. “Este ano estou aprendendo muito e conhecendo as pistas. Acredito que a maior dificuldade deste fim de semana será o forte calor. Além do desgaste físico, existe o desgaste do equipamento: motor, pneus. Tenho que saber o quanto forçar do carro para não ter problemas”, explicou Beretta.

O Circuito Ricardo Tormo é um dos mais importantes da Europa. Apesar de não receber uma etapa da Fórmula 1, muitas equipes treinam no circuito espanhol. Várias outras categorias, como GP2 e Motovelocidade competem em Valencia. Apesar de não conhecer a pista, Fábio Beretta conta na sua equipe com Nicolas Prost, que já disputou a Fórmula 3 Espanhola e conhece bem o traçado. “Será uma boa ajuda do Nicolas. As informações de telemetria dele vão ser bem úteis. Espero me adaptar o quanto antes com o traçado”, comentou o brasileiro.

A pista de Valencia é bem peculiar. É uma das únicas do mundo que se pode enxergar todo o traçado dos boxes, devido ao circuito ser bem plano. As duas principais curvas são a primeira e a ultima. Na primeira, o piloto chega a 290 km e a contorna a 250 km aproximadamente. E a ultima curva, antecedendo a entrada da reta, ela é feita as “escuras”, ou seja, é uma “curva cega”. Além disso, é um dos melhores asfaltos do mundo. “A pista é cheia de manhas. Mas não é tão difícil assim. Espero evoluir bem nos treinos e brigar pelo pódio nas duas corridas. Mas é cedo para falar em resultados. Vamos ver como será a minha adaptação nos treinos de quinta e sexta-feira”, finalizou Beretta que ocupa a 7ª colocação no campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *