F3 Inglesa: Alberto Valério enfrenta etapa decisiva em Brands Hatch

Rodada dupla encerra a primeira metade do campeonato e começa a definir quem entra na briga pelo título.

A rodada dupla que será disputada neste domingo (15), em Brands Hatch, marca exatamente a metade da temporada da Fórmula 3 Inglesa. Pelo mesmo motivo, é considerada decisiva pelo brasileiro Alberto Valerio, da Carlin Motorsport, que alimenta esperanças de se aproximar dos líderes e disputar o título deste ano. Depois de um início difícil, ele vem se recuperando na tabela de pontos e conquistou quatro pódios nas últimas seis corridas, além de quebrar o recorde da pista de Monza na etapa anterior, quando fez a melhor volta. A performance mostra que ele está perto da primeira vitória na categoria.

“Eu considero as duas provas deste fim de semana as mais importantes do ano para mim. Serão fundamentais para eu saber se posso ou não entrar na briga pelo título. Com as dificuldades do início da temporada, o Marko Asmer escapou na frente e para conseguir ameaçá-lo preciso manter uma seqüência de bons resultados. Para a próxima etapa, o mínimo que eu espero são dois pódios”, afirma Alberto Valerio. Ele está em sétimo no campeonato, com 63 pontos. O líder, Marko Asmer, disparou na dianteira com 156 pontos. “Ele não tem mais a vantagem técnica do início do ano, mas segue com sorte”, analisa.

Um bom exemplo foi a corrida anterior. Marko Asmer venceu depois de uma pequena falha de Maro Engel. E o mais rápido da pista, Alberto Valerio, precisou parar nos boxes para trocar o bico do carro depois de ser atingido pelo finlandês Atte Mustonen. O que o piloto brasileiro espera é uma história semelhante a do ano passado, quando ele conseguiu uma melhora de performance considerável após a etapa de Brands Hatch, conquistando inclusive seu primeiro pódio na categoria. “A segunda metade do campeonato foi bem melhor para mim em 2006. Espero que aconteça o mesmo agora”, conta.

Lá na frente, brigando pela ponta contra Marko Asmer está um dos companheiros de equipe de Alberto Valerio, o britânico Sam Bird, que tem 105 pontos. O outro, o alemão Maro Engel, é o terceiro com 99. Mas o quinteto da Carlin Motorsport (que ainda tem Niall Breen e Mario Moraes) tem motivos para chegar cheio de otimismo a Brands Hatch. No ano passado, o time fez dobradinha em uma das corridas no circuito, com Olivier Jarvis em primeiro e Maro Engel em segundo. “Nosso carro se comporta bem em todas as pistas”, conclui Alberto Valerio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *