F3 Inglesa: Brasileiros vencem duas provas em Brands Hatch

Os brasileiros Lucas Foresti (Fortec) e Felipe Nasr (Carlin) venceram duas das três provas da 4ª etapa da temporada, disputada em Brands Hatch, na Inglaterra. O britânico Harry Tincknell (Fortec) foi o outro vencedor do final de semana.

Prova 1:

No sábado (18/06), Foresti venceu a primeira prova. Nasr e o britânico Rupert Svendsen-Cook (Carlin) fecharam o pódio.

Um forte temporal durante a prova de F-Ford encharcou a pista, com todos os 20 carros alinhando com pneus de chuva. Com a pista secando na 4ª volta os pilotos começaram a entrar nos pits, para colocar pneus slick.

Foresti foi um dos quatro pilotos que permaneceu na pista com pneus de chuva, assumindo a liderança após a parada do lÁ­der Svendsen-Cook (que largou na pole), na 10ª volta.

Foresti manteve a ponta no restante da prova. Nasr, que teve o carro reconstruÁ­do depois de bater no treino classificatório, empreendeu um forte ritmo na segunda parte da prova, saindo da 5ª posição após o pit, para o 2º, a três voltas do fim. Contudo o lÁ­der do campeonato não teve como chegar em Foresti, que venceu com 4s9 de vantagem.

Atrás de Svendsen-Cook vieram mais dois carros da Carlin, do malaio Jazeman Jaafar, do colombiano Carlos Huertas. O britânico Will Buller (Fortec) fechou os seis primeiros.

Entre os demais brasileiros Pietro Fantin (Hitech) foi o 12º; Yann Cunha (T-Sport)14º e Pipo Derani (Double R) 15º.

Final, prova 1:

1 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 21 voltas em 30’35″827
2 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 4″966
3 – Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 12″447
4 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 16″903
5 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 19″329
6 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 21″838
7 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 28″417
8 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 29″708 *
9 – Menasheh Idafar (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 34″168
10 – Harry Tincknell (Dallara-Mercedes) – Fortec – 38″714
11 – Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 40″042
12 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 40″411
13 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 45″635
14 – Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 55″528
15 – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 57″310
16 – Max Snegirev (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 1’19″824
17 – Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 1 volta
* Punido em 10 segundos
Volta mais rápida: William Buller 1’19”566

Abandonos:

Hywel Lloyd (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 17 voltas
Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Fortec – 15 voltas
Bart Hylkema (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 3 voltas

Prova 2:

Neste domingo (19/06), Tincknell venceu a segunda prova (a mais curta da etapa). O britânico Menasheh Idafar (T-Sport), que corre pelo Bahrein, terminou em 2º, seguido por Huertas.Â

Logo na largada um triplo acidente entre o malaio Fahmi Ilyas (Fortec), o russo Max Snegirev (Hitech) e o britânico Hywel Lloyd (Sino Vision) provocou a entrada do safety-car.

O carro de segurança ficou na pista por cinco voltas. Com a prova reiniciada Tincknell manteve a ponta, com Idafar em sua cola até a bandeirada final. Tincknell venceu com apenas 0s6 de vantagem.

O neozelandês Scott Pye (Doublé R) foi o 4º, seguido por Huertas e Nasr. Foresti terminou em 8º, seguido por Fantin. Derani foi o 13º e Cunha o 14º.

Final, prova 2:

1 – Harry Tincknell (Dallara-Mercedes) – Fortec – 13 voltas em 20’02″952
2 – Menasheh Idafar (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 0″609
3 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2″371
4 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 2″828
5 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 3″166
6 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 4″704
7 – Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 5″319
8 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 5″884
9 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 6″728
10 – Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 9″094
11 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 10″062
12 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 11″586
13 – Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 16″746
14 – Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 16″990
15 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 17″448
16 – Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 1’10”366
17 – Bart Hylkema (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’27”471

Volta mais rápida: William Buller 1’18”103

Abandonos:

Max Snegirev (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 0 volta
Hywel Lloyd (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 0 volta
Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Fortec – 0 volta

Prova 3:

Nasr venceu a terceira prova, seguido por Foresti e Buller.

Terceiro no grid, Nasr assumiu a liderança na 7ª volta, ao superar o parceiro de equipe Svendsen-Cook, que largou na pole. Com a pista molhada Nasr abriu 3s1 de vantagem até que um acidente entre Derani e Snegirev acionou o SC e eliminou a vantagem do brasileiro.

Na relargada Nasr manteve a ponta, com Svendsen-Cook tendo que se defender dos ataques de Fantin. A quatro voltas do final Fantin tentou passar Svendsen-Cook, com os dois acabando escapando da pista. O brasileiro retornou a prova, com o britânico abandonando nos pits, com a asa dianteira quebrada.

Nasr venceu com 24s de vantagem sobre Foresti, que chegou a sair da pista no começo da corrida. Buller foi o 3º.

Jaafar terminou em 4º com Huertas na 5ª posição e o britânico Jack Harvey (Carlin) em 6º. Fantin foi o 10ºe Cunha 11º.

Nasr lidera o campeonato com 154 pontos. Foresti, em 2º, soma 109.

A próxima etapa acontece nos dias dois e três de julho em Nurburgring, na Alemanha.

Final, prova 3:

1 – Felipe Nasr (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 26 voltas em 41’05″110
2 – Lucas Foresti (Dallara-Mercedes) – Fortec – 24″531
3 – William Buller (Dallara-Mercedes) – Fortec – 26″884
4 – Jazeman Jaafar (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 28″804
5 – Carlos Huertas (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 30″414
6 – Jack Harvey (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 34″220
7 – Hywel Lloyd (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 37”916
8 – Scott Pye (Dallara-Mercedes) – Double R – 38″507
9 – Harry Tincknell (Dallara-Mercedes) – Fortec – 42″419
10 – Pietro Fantin (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 44″488
11 – Yann Cunha (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 46″343
12 – Max Snegirev (Dallara-Volkswagen) – Hitech – 1’21”409
13 – Bart Hylkema (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 1’22”396
14 – Kevin Magnussen (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1 volta

Volta mais rápida: Kevin Magnussen 1’30”496

Abandonos:

Rupert Svendsen-Cook (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 22 voltas
Menasheh Idafar (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 16 voltas
Adderly Fong (Dallara-Mercedes) – Sino Vision – 16 voltas
Pipo Derani (Dallara-Mercedes) – Double R – 7 voltas
Kotaru Sakurai (Dallara 305-Mugen) – Hitech – 0 voltas
Fahmi Ilyas (Dallara-Mercedes) – Fortec

Campeonato:

1. Nasr 154 pontos; 2. Foresti 109; 3. Huertas 95; 4. Jaafar 94; 5. Buller 63