F3 Inglesa: Clemente Jr. planeja estar na categoria em 2009

Piloto mineiro disputou duas rodadas do Campeonato Britânico este ano e já planeja competir em toda a temporada do ano que vem.

Atual campeão sul-americano de Fórmula 3, depois de uma temporada onde venceu metade das corridas que disputou, o piloto mineiro Clemente Júnior (Oi/Banco Rural/Barbosa Mello) viveu um ano de transição em 2008. O objetivo era dar sequência na carreira competindo na Europa, mas para isso foi necessário um planejamento cuidadoso e negociações prolongadas com patrocinadores. “Muitos bons pilotos brasileiros vão para a Europa e voltam muito rápido, porque tudo lá é mais caro e mais difícil e a gente sai sem estrutura nem apoio”, atesta Clemente. “Por isso decidi disputar apenas algumas provas esse ano para me preparar bem para fazer a temporada completa no ano que vem”, acrescenta o piloto mineiro, que participou de duas rodadas duplas da Fórmula 3 Inglesa em 2008. “Além da oportunidade de ter contato com a categoria, as equipes, o equipamento e alguns circuitos, meus patrocinadores também tiveram a chance de conhecer o potencial do campeonato”, revela Clemente.

Após disputar as provas de Silverstone, em agosto, Clemente Júnior participou no último final de semana da rodada dupla de encerramento da F3 Britânica, em Donington Park, conquistando um 16º e um 19º lugares. A prova também marcou o retorno à Inglaterra da equipe brasileira Cesário Fórmula. “Todo mundo quer chegar na frente, mas eu não corri em Donington de olho só em resultados. A gente pegou um carro novo, que está sendo preparado para o ano que vem”, destaca o brasileiro. “Eu treinei na chuva, corri no seco, fiz ultrapassagens, fui ultrapassado. O nível técnico é muito alto. Foi muito produtivo”, avalia.

Em fase final de negociação com seus patrocinadores, Clemente Junior já aponta o Campeonato Inglês de F3 como seu objetivo para 2009. “Vamos tentar fechar os patrocínios o quanto antes para poder treinar. Tenho que fazer uma pré-temporada muito forte para chegar ao inicio do campeonato bem preparado”, disse o piloto que espera nos primeiros meses de 2009 já partir para a Inglaterra para um programa de treino.

A temporada 2008 da Fórmula 3 Inglesa foi vencida pelo espanhol Jaime Alguersuari, do programa de jovens pilotos da Red Bull, que competiu pela Carlin Motorsport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *