F3 Inglesa: Daniel Ricciardo é o Campeão de 2009

O australiano Daniel Ricciardo, da Carlin, sagrou-se Campeão Inglês de F-3 de 2009, com uma etapa de antecedência. A Taça veio na 9ª rodada dupla da temporada, disputada no domingo (13/09), no circuito do Algarve, em Portugal.

Com o grid engordado com a presença de sete pilotos e três equipes convidadas da F-3 Européia, 30 carros, divididos em três classes (14 na Internacional, sete na Nacional e sete na Convidada), disputaram as duas provas da rodada.

LÁ­der do certame europeu, e um dos pilotos convidados, o francês Julies Bianchi, da ART, venceu a primeira prova, seguido por outro piloto convidado, o mexicano Esteban Gutierrez, seu parceiro de equipe. Ricciardo terminou em 3º.

Quem saiu desapontado da prova foi o holandês Renger Van der Zande, da Hitech. Após marca a pole-position der Zande liderou 12, das 16 voltas da prova, mas com um pneu traseiro vazio, perdeu posições, terminando em 4º.  O colombiano Carlos Huertas, da Double R, chegou em 5ª lugar.

Como os pilotos convidados não somam pontos no campeonato e também não recebem as taças, o australiano teve computada a sua sexta vitória no ano, colocando uma mão no tÁ­tulo. Der Zande e Huertas completaram o pódio.

O austrÁ­aco Walter Grubmüller, da Hitech, rival de Ricciardo na luta pelo tÁ­tulo, foi apenas o 12ª colocado. Largando do 13ª lugar o austrÁ­aco perdeu mais tempo após rodar na 3º volta, para evitar uma colisão que envolveu três carros.

Piloto convidado e estreando na categoria, Pedro Ennrique, da Manor, foi o melhor brasileiro na prova, com a 9ª posição. Após sair na pole-position na Classe Nacional, Gabriel Dias, da T Sport, liderou a prova pela classe até a 12ª volta, quando perdeu tempo numa disputa com um carro da Classe Internacional. Ele acabou superado pelo inglês Daniel McKenzie, da Fortec e pelo libanês, e estreante, Joe Ghanem, da Carlin, terminando em 3ª na classe e 17º no geral. Victor Corrêa, da Litespeed, foi o 18º geral e 4º na Classe Nacional.

Disputando a Classe Internacional, Adriano Buzaid, da T Sport, abandonou na 12ª volta. Buzaid tocou rodas com outro piloto, com o carro decolando. Quando seu Dallara-Volkswagen caiu, o piloto machucou o calcanhar.

A 18ª prova do ano foi vencida novamente por Bianchi, que recebeu a bandeira quadriculada com 4s666 de vantagem sobre o inglês Sam Bird, da Fortec, e também um piloto convidado. O inglês Max Chilton, da Carlin, foi o 3º, sendo declarado o vencedor da prova, a sua primeira vitória na categoria.

Huertas foi o 4º, seguido por Ricciardo. O quinto lugar na pista (e terceiro para efeito de classificação no campeonato) foi o suficiente para o piloto da Carlin se tornar o terceiro australiano a se Campão Inglês de F-3 (após Tim Schenken em 1968 e David Brabham em 1989). Foi o segundo tÁ­tulo consecutivo da Carlin, que foi campeã em 2008 com o espanhol Jaime Alguersuari, hoje piloto da Toro Rosso na F-1. Foi o primeiro tÁ­tulo internacional do motor Volkswagen em seu retorno as competições.

Grubmüller viu as suas remotas chances de ser campeão acabarem, após um enrosco com Enrique. O austrÁ­aco terminou na 20ª posição. Enrique abandonou.

Buzaid havia terminado em 6º no geral, e terceiro sem os pilotos convidados, porém sofreu uma punição, de dez segundos, caindo para 16º no geral. Pouco depois da comemoração no pódio, junto com Chilton e Huertas, o brasileiro foi chamado para conversar com os comissários da prova. Os dados mostravam que na saÁ­da de do segundo Safety Car da prova (acionado quando o espanhol Victor Garcia, da Fortec, parou seu carro na curva um) ele havia passado pela linha que abre a volta 0s001 Á  frente do inglês Henry Arundel, da Carlin. Pelas regras, esta ultrapassagem só poderia ser feita após a passagem deles pelo ponto de cronometragem.

“Foi uma pena porque são doze pontos que vão embora. Fiz uma prova inteligente, soube poupar pneus no inÁ­cio e, depois do último Safety Car, parti para cima do Arundel, que era o quarto, e do Ricciardo, que era o terceiro. Passamos lado a lado na reta e não esperava que a cronometragem apontasse que eu estava Á  frente dele antes da linha. Foi mesmo por pouco, na verdade foi bem estranho”, lamentou o Buzaid.

Dias venceu pela sétima vez pela Classe Nacional, sendo 14ª no geral. Com o segundo lugar McKenzie sagrou-se Campeão da Classe Nacional. Com o titulo assegurado o inglês espera disputar, com o Dallara-Mercedes da Fortec, a ultima rodada dupla pela Classe Internacional.  Corrêa foi o 4º na classe e 21º no geral.

Campeão Ricciardo soma 242 pontos. Van der Zande, com 178 pontos, superou Grubmüller, que soma 168. Os dois disputam o vice-campeonato nas duas últimas provas. Buzaid que somou apenas um ponto em Portugal é o 6º com 101.

McKenzie soma 315 pontos na Classe Nacional. Dias, com 259, garantiu o vice-campeonato. Correa é o 3º com 174. Apenas os três disputaram todas as etapas do ano.

A última rodada dupla acontece em Brands Hatch, na Inglaterra, no dia 20 de setembro.

Grid, prova 1:

1 – Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’37″729
2 – Max Chilton (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’37″892
3 – Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) – ART – 1’38″086
4 – Daniel Ricciardo (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’38″105
5 – Valtteri Bottas (Dallara-Mercedes) – ART – 1’38″202
6 – Roberto Merhi (Dallara-Mercedes) – Manor – 1’38″251
7 – Carlos Huertas (Dallara-Mercedes) – Raikkonen – 1’38″276
8 – Sam Bird (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’38″427
9 – Esteban Gutierrez (Dallara-Mercedes) – ART – 1’38″647
10 – Riki Christodoulou (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’38″701
15 – Pedro Enrique (Dallara-Mercedes) – Manor – 1’39″267
20 – Adriano Buzaid (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 1’39″471
21 – Gabriel Dias (Dallara-Mugen) – T Sport – 1’39″516
30 – Victor Correa (SLC-Mugen) – Litespeed – sem tempo


Final, prova 1:

1 – Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) – ART – 16 voltas em 30’14″666
2 – Esteban Gutierrez (Dallara-Mercedes) – ART – 2″168
3 – Daniel Ricciardo (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 4″437
4 – Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) – Hitech – 4″445
5 – Carlos Huertas (Dallara-Mercedes) – Raikkonen – 4″929
6 – Max Chilton (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 5″670
7 – Riki Christodoulou (Dallara-Mercedes) – Fortec – 6″613
8 – Adrien Tambay (Dallara-Mercedes) – ART – 15″437
9 – Pedro Enrique (Dallara-Mercedes) – Manor – 15″964
10 – Hywel Lloyd (Dallara-Mugen) – CF – 16″917
17 – Gabriel Dias (Dallara-Mugen) – T Sport – 45″164
18 – Victor Correa (SLC-Mugen) – Litespeed – 45″870
AB- Adriano Buzaid (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 12 voltas

Volta mais rápida: Esteban Gutierrez 1’39″197

Grid, prova 2:

1 – Max Chilton (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’37″538
2 – Daniel Ricciardo (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 1’37″719
3 – Valtteri Bottas (Dallara-Mercedes) – ART – 1’37″914
4 – Sam Bird (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’37″916
5 – Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) – ART – 1’38″049
6 – Roberto Merhi (Dallara-Mercedes) – Manor – 1’38″090
7 – Riki Christodoulou (Dallara-Mercedes) – Fortec – 1’38″103
8 – Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’38″114
9 – Carlos Huertas (Dallara-Mercedes) – Raikkonen – 1’38″178
10 – Daisuke Nakajima (Dallara-Mercedes) – Raikkonen – 1’38″263
13 – Adriano Buzaid (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 1’38″546
20 – Pedro Enrique (Dallara-Mercedes) – Manor – 1’39″093
22 – Gabriel Dias (Dallara-Mugen) – T Sport – 1’39″225
29 – Victor Correa (SLC-Mugen) – Litespeed – 1’42″198

Final, prova 2:

1 – Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) – ART – 17 voltas em 31’35″286
2 – Sam Bird (Dallara-Mercedes) – Fortec – 4″666
3 – Max Chilton (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 6″059
4 – Carlos Huertas (Dallara-Mercedes) – Raikkonen – 8″904
5 – Daniel Ricciardo (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 18″747
6 – Henry Arundel (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 19″544
7 – Hywel Lloyd (Dallara-Mugen) – CF – 19″723
8 – Adrien Tambay (Dallara-Mercedes) – ART – 20″332
9 – Jay Bridger (Mygale-Mugen) – Litespeed – 21″244
10  – Esteban Gutierrez (Dallara-Mercedes) – ART – 21″334*
14 – Gabriel Dias (Dallara-Mugen) – T Sport – 23″244
16 – Adriano Buzaid (Dallara-Volkswagen) – T Sport – 27″957*

21 – Victor Correa (SLC-Mugen) – Litespeed – 48″584
AB – Pedro Enrique (Dallara-Mercedes) – Manor – 10 voltas

* Punidos com o acréscimo de dez segundos no tempo final
Volta mais rápida: Jules Bianchi 1’38″904

Campeonato:

1.Ricciardo 242 (Campeão antecipado); 2.Van der Zande 178; 3.Grubmuller 168; 4.Chilton 135; 5. Christodoulou 103 6.Buzaid 101.