F3 Inglesa: Gabriel Dias competirá na pela equipe T-Sport

Já recuperado do grave acidente que sofreu em 2008, piloto espera conquistar o tÁ­tulo da National Class, a divisão de entrada do famoso torneio britânico.

O brasileiro Gabriel Dias é o novo contratado pela T-Sport para disputar a temporada 2009 da Fórmula 3 Inglesa na National Class – divisão de entrada para novos pilotos no famoso campeonato britânico. O paranaense de 18 anos vai correr na mesma equipe do compatriota Adriano Buzaid e do inglês Wayne Boyd (que defendem o time na divisão principal, a Championship Class).

Depois de obter diversos tÁ­tulos no kart, Dias fez sua estréia em campeonatos do Velho Continente em 2008, disputando o Campeonato Europeu e o torneio Oeste Europeu de Fórmula Renault – no qual sofreu um grave acidente na penúltima etapa do ano, em Spa-Francorchamps (Bélgica), na temida curva ‘Eau Rouge’. Com a chuva, o carro aquaplanou e o piloto foi lançado ao muro a 200 km/h, fraturando três vértebras. Já plenamente recuperado, Gabriel está bastante confiante para a nova temporada na F-3 Inglesa.

“Meu plano original era permanecer na F-Renault Européia e disputar o tÁ­tulo em 2009. Eu já tinha um pré-acordo com o time campeão de 2008, que me ofereceu um contrato muito interessante. Mas, quando sofri o acidente que me afastou dos testes de inverno da pré-temporada, percebi que este plano ficou comprometido. Foi aÁ­ que decidi antecipar em um ano a minha entrada na F-3. A National Class oferece algumas limitações técnicas no carro em relação Á  categoria principal, mas larga junto com ela e permite muitos treinos, o que é uma enorme vantagem para um novato. Além disso, ela vai me proporcionar um aprendizado que será fundamental mais adiante, e isso é o mais importante”, contou o paranaense.

O piloto afirmou que o fato de ter perdido os primeiros testes, por conta de sua recuperação, pode ser uma desvantagem para esse inÁ­cio da temporada. Mas, ainda neste mês, o brasileiro já estará liberado para voltar Á s pistas. “Minha recuperação foi bem sucedida e será concluÁ­da no fim de março, quando começo a testar em Silverstone (Inglaterra). Com a ajuda de bons médicos brasileiros e belgas, me sinto bem para competir. Terei menos treinos que os meus concorrentes da National Class antes da primeira corrida. Por isso, aproveitar cada minuto será o meu foco principal”, finalizou.

“Gabriel quer voltar rapidamente Á  forma que estava antes do acidente”, disse o chefe da T-Sports, Russell Eacott. “Nós vamos oferecer a ele tudo o que for necessário para que possa aprender e subir rapidamente para a Championship Class. Ele é um jovem talento e acreditamos que tem tudo para conquistar o tÁ­tulo da National Class em 2009. O Gabriel chegou a nós graças Á  Reunion Sports & Marketing, que é uma agência extremamente profissional com a qual é sempre um prazer trabalhar”, finalizou o dirigente.

Nos dias 31 de março e 1º de abril o piloto terá seu primeiro contato com o carro nos treinos em Silverstone. A temporada terá inÁ­cio no dia 12 de abril, no circuito de Oulton Park, também na Inglaterra.

Confira o calendário da temporada 2009:

12-13/04: Oulton Park (Ing)
25-26/04: Donington Park (Ing)
02-03/05: Silverstone (Ing)
30-31/05: Rockingham (Ing)
06-07/06: Hockenheim (Ale)
04-05/07: Snetterton (Ing)
24-25/07: Spa-Francorchamps (Bel)
15-16/08: Silverstone (Ing)
29-30/08: Bucareste (Rom)
19-20/09: Brands Hatch (Ing)