F3 Inglesa: Pré-temporada entra na fase final

Depois das duas sessões desta semana, pilotos e equipes têm

apenas mais um treino antes da etapa de abertura do campeonato.


A equipe Cesario Formula teve pouco mais de um mês para montar toda a estrutura na Inglaterra, preparar um carro e oferecer as condições necessárias para o mineiro Alberto Valerio participar da pré-temporada da Fórmula 3 Inglesa. A fase de testes está bem próxima do fim, depois de mais duas sessões, realizadas nesta semana em Donington Park e Oulton Park. O saldo, após tanto trabalho, é muito positivo. O piloto brasileiro teve boa participação em todos os treinos da categoria, conheceu quatro das sete pistas inglesas que integram o calendário e está pronto para começar sua trajetória no exterior. “Ainda temos mais um teste antes da primeira corrida, mas estamos prontos. Eu sinto que as coisas evoluíram tão bem quanto esperávamos”, afirma Alberto Valerio.

           
O otimismo do time, formado apenas por brasileiros, faz esquecer as dificuldades enfrentadas durante a pré-temporada. Nos treinos desta semana, por exemplo, Alberto Valerio quase não treinou com pista seca. Na terça-feira (28), em Donington Park, choveu o dia inteiro. A quarta-feira (29) foi um pouco melhor. As equipes transferiram suas estruturas para Oulton Park, um autódromo vizinho, a 100 km dali. O asfalto molhado só atrapalhou a programa na parte da tarde. “Chove demais neste lugar. Foi bom para nos aproximarmos dos adversários neste tipo de situação. Só que o ideal é andar um pouco mais com pista seca, porque quase não tive chance desde que cheguei aqui”, revela o piloto, atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana.


           
Alberto Valerio acredita que o mais importante foi ter conhecido outras duas pistas que fazem parte do calendário. “Quando você tem experiência no traçado, mesmo que tenha dado poucas voltas, entra muito mais confiante e pode trabalhar imediatamente no acerto do carro, sem se preocupar em conhecer o circuito. Os testes de pré-temporada são fundamentais para um estreante e eu tentei tirar todo o proveito possível”, analisa. “Aqui o pessoal corre sob muita pressão, precisa de bons tempos. A maioria entra nos testes com acertos de corrida. A gente procurou ter um pouco mais de tranqüilidade, trabalhar mais o equipamento, deixar alguma coisa guardada para usar quando for a hora”, revela.


           
A hora está chegando. A abertura da temporada está prevista para o dia 17 de abril, em Oulton Park. Antes, na terça-feira (4) e quarta-feira (5), o piloto mineiro volta à pista para a última sessão de testes, em Snetterton. “Pela primeira vez vou andar num circuito que já conheço, o que faz toda a diferença. O trabalho será feito para encontrar os últimos ajustes, mas estarei liberado para virar algumas voltas mais rápidas, me preparando para a primeira prova”, conta Alberto Valerio, que está satisfeito com os resultados apresentados até o momento. “Tivemos algumas dificuldades, mas a equipe conseguiu um ótimo desempenho na pré-temporada e só posso estar otimista”, conclui.


 


Calendário da Fórmula 3 Inglesa:


17 de abril, Oulton Park (Inglaterra)


21 de maio, Donington Park (Inglaterra)


5 de junho, Pau (França)


25 de junho, Mondello Park (Inglaterra)


16 de julho, Snetterton (Inglaterra)


30 de julho, Spa-Francorchamps (Bélgica)


13 de agosto, Silverstone (Inglaterra)


27 de agosto, Brands Hatch (Inglaterra)


17 de setembro, Mugello (Itália)


24 de setembro, Silverstone (Inglaterra)


1º de outubro, Thruxton (Inglaterra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *