F3 Japonesa: Temporada começa neste final de semana em Suzuka

Rafael Suzuki, único brasileiro na competição neste ano, correrá pela primeira vez no circuito mais desafiador do Japão.

A temporada 2010 da Fórmula 3 Japonesa começa neste final de semana com a primeira etapa do campeonato sendo realizada no mais desafiador circuito do Japão. O autódromo de Suzuka – que voltou ao calendário da Fórmula 1 no ano passado e já havia recebido a categoria entre 1987 a 2006 -, é reconhecido por sua seqüência de curvas de alta velocidade e seu desenho em forma de “8”. E por ser extremamente técnico e seletivo.
A lista de inscritos da Fórmula 3 japonesa neste ano tem apenas um brasileiro, mas nem por isso as chances de conquista de bons resultados para o país são pequenas. O paulista Rafael Suzuki, quinto colocado na Fórmula 3 Alemã no ano passado, será piloto da equipe Petronas TOM’s, uma das mais competitivas do mundo, e espera uma temporada de bons resultados em sua estréia na categoria. 
“Além de ter uma estrutura muito profissional, a Tom’s tem um excelente staff técnico. Naturalmente terei uma estréia desafiadora, mas estou confiante que a equipe vai proporcionar todas as condições necessárias para que eu possa mostrar meu melhor. E isso me deixa muito feliz por correr aqui”, declarou ele.
Vindo da Fórmula 3 Alemã – onde ganhou projeção internacional nas categorias de base por ajudar a transformar a então pequena equipe Performance Racing em candidata a vitórias na categoria -, Rafael Suzuki foi contratado neste ano pela Petronas TOM’s para o posto de único piloto estrangeiro da equipe. A vaga já foi de nomes como Jacques Villeneuve, Adrian Sutil, Pedro de la Rosa e, mais recentemente, João Paulo Oliveira, Carlo van Dam e Marcus Ericsson.
Embora tenha passado as últimas semanas trabalhando na sede da equipe, Rafael Suzuki ainda não teve contato com o carro que utilizará neste ano em condições de pista seca. O único treino que realizou em Fuji foi atrapalhado pela chuva, o que torna a estréia deste fim de semana uma experiência ainda mais importante para o brasileiro.
“A adaptação ao carro e, principalmente, aos pneus, será a maior dificuldade desta minha estréia”, disse Suzuki. “Espero aproveitar ao máximo os treinos livres, e espero que o clima não varie muito. Se começarmos o fim de semana com uma condição de pista, seja ela seca ou molhada, é interessante que terminemos da mesma maneira. Isso facilitaria meu trabalho nesta primeira rodada do campeonato”, declarou o brasileiro.
Embora não tenha efetivamente treinado com o carro da TOM’s, Rafael Suzuki teve tempo de sobra para se ambientar com a equipe. No Japão desde o mês passado, ele aproveitou as últimas quatro semanas para conhecer as pessoas com as quais vai trabalhar neste ano, e até fez uma preparação específica para a estréia em Suzuka.
“Gastei um bom tempo durante essas últimas semanas acompanhando o trabalho da equipe e, principalmente, analisando toda telemetria e os vídeos sobre as pistas onde vamos correr neste ano. Fiz, também, um teste em um simulador para que eu pudesse conhecer melhor a pista de Suzuka, palco da nossa estréia na temporada. A sequencia de curvas de alta no primeiro setor é fantástica, não vejo a hora de pilotar lá”, encerrou.
O campeonato japonês terá neste ano 16 corridas, divididas em oito rodadas duplas pelos circuitos Fuji International Speedway, Twin Ring Motegi, Okayama International Circuit, Sports Land Sugo, Auto Polis e, naturalmente, pelo Suzuka Circuit, o primeiro do ano.
A programação da rodada dupla de abertura é a seguinte (horários de Brasília):
Quinta-feira (15)
22:10-23:40 – Treino livre
Sexta-feira (16)
02:50 – 04:20 – Treino livre
21:45 – 22:00 – Classificação (corrida 1)
22:10 – 22:25 – Classificação (corrida 2)
Sábado
03:50 – Corrida 1
21:50 – Corrida 2
Confira o calendário completo da categoria:
17 e 18 abril – Suzuka Circuit
22 e 23 de maio – Twin Ring Motegi
12 e 13 de junho – Fuji International Speedway
17 e 18 de julho – Fuji International Speedway
07 e 08 de agosto – Twin Ring Motegi
04 e 05 de setembro – Okayama International Circuit
25 e 26 de setembro – Sports Land Sugo
16 e 17 de outubro – Auto Polis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *